Cotidiano

Mortes por covid chegam a 345 em Boa Vista

Foram confirmados 345 óbitos por coronavírus das 429 mortes notificadas

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de saúde da Prefeitura de Boa Vista informa que foram confirmados 345 óbitos por coronavírus das 429 mortes notificadas. Destes, 53 estão sendo investigados e, após a realização de exames, 31 foram descartados. O documento informa que o maior número de óbitos como causa principal sendo a Covid-19 são das pessoas com faixa etária entre 70 e 79 anos com 86 mortes

Além disso,  o maior número de óbitos como causa principal sendo a Covid-19 são de pessoas com faixa etária entre 70 e 79 anos, com 86 mortes. Faleceram ainda 85 pessoas, com idade entre 60 e 69 anos; além de 53 mortes entrem tinha 50 a 59 anos. 

Essas informações constam no boletim de número 47, que apresenta dados coletados até às 16h desta sexta-feira (14).

Saiba a diferença:

Óbitos notificados – são todos os óbitos comunicados ao nível municipal (DVE/SMSA/BV), por meio da emissão da declaração de óbito pelo estabelecimento de saúde, de pessoas residentes no município de Boa Vista, que registram como causa básica Covid-19. 

Óbitos confirmados – são os casos confirmados por exame laboratorial ou por vínculo epidemiológico com caso domiciliado confirmado para Covid-19. 

Óbitos suspeitos em investigação – são os casos que aguardam resultado de exame laboratorial realizado e/ou que estão em investigação epidemiológica pela equipe de vigilância do município (DVE/VIGIOBITO/SMSA/BV).

Outras SRAGS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) – são os casos que estavam suspeitos anteriormente como COVID-19, porém apresentaram resultado laboratorial negativo ou que após investigação domiciliar, a equipe de vigilância constatou que contatos próximos do falecido não apresentavam sinais e sintomas respiratórios ou ainda apresentaram resultado de exame laboratorial negativo para COVID-19, sendo assim o caso descartado e encerrado como outras doenças respiratórias.