Cotidiano

Mostra Pedagógica terá apresentação cultural nesse sábado

14 escolas participam do Programa atendendo 1.371 estudantes

Neste sábado, 7, as 14 escolas que integram o Programa Novo Mais Educação participarão da II Mostra Pedagógica Cultural. O evento será na Escola Estadual Penha Brasil, no bairro Aparecida, das 8h às 11h.

A abertura contará com apresentação de dança dos estudantes da Escola Estadual Penha Brasil com a música “Makunaimando”. Na sequência, apresentações culturais diversas de música, teatro, dança e poesia envolvendo os alunos do programa. No evento também haverá stands de cada escola com exposição de ações promovidas ao longo do ano letivo.

“No total, 14 escolas participam do Programa atendendo 1.371 estudantes. A Mostra é uma oportunidade de apresentar as ações que foram desenvolvidas nas escolas ao longo do ano de 2019”, explicou Rosilda Garcia, chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). 

O Programa Novo Mais Educação é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) com o objetivo de melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes no Ensino Fundamental por meio da ampliação da jornada escolar.

Em Roraima, 28 articuladores atuam nas escolas que desenvolvem o Programa, no qual os estudantes participam no contraturno escolar, de atividades de artes, cultura, lazer e esporte de forma a impulsionar e estimular a melhoria do desempenho educacional em sala de aula. Há também um acompanhamento pedagógico específico nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

A intenção das ações é promover a redução dos índices de reprovação, distorção idade-série, ampliação do período de permanência do aluno na escola e consequentemente, a melhoria dos resultados de aprendizagem.

Em Roraima, as escolas que participam do Programa são: Escola Estadual Buriti, Colégio Estadual Militarizado Maria de Lourdes, Colégio Estadual Militarizado Pedro Elias, Colégio Estadual Militarizado Luiz Ritler de Lucena, Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar.

Escolas Carlo Casadio, Estadual Fagundes Varela, Girassol, Hidelbrando Ferro Bitencourt, Oswaldo Cruz, Penha Brasil, Maria Sonia de Brito Oliva, Vitória Mota Cruz, Severino Cavalcante.