Cotidiano

Mostra fotográfica exibe produção de adolescentes

Imagens são resultado de oficinas envolvendo adolescentes brasileiros e venezuelanos, em atividade conduzida pelo Unicef e Instituto Pirilampos

Mais de 90 alunos de escolas públicas da capital participaram do curso introdutório à fotografia realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Instituto Pirilampos. O resultado deste trabalho será exposto ao público na mostra fotográfica “Explorando o Novo Lar”.

A exposição é resultado desse trabalho e estará aberta ao público desta quarta a domingo (25 a 29 de agosto) no Roraima Garden Shopping.

As sete oficinas abordaram técnicas da fotografia profissional e reflexões acerca do reconhecimento e da apropriação dos espaços de convivência de adolescentes brasileiros e venezuelanos, entre 12 e 17 anos. 

A atividade serviu como ferramenta de inclusão social e expressão das diversas identidades desses adolescentes, principalmente dentro do contexto migratório, no qual a integração é fundamental no combate à xenofobia.


Oficina foi utilizada como ferramenta de inclusão social no contexto migratório (Foto: Unicef)

No primeiro dia da amostra, a chefe do escritório do Unicef em Roraima, Marcela Bonvicini, irá apresentar a exposição, com Yareidy Rivas, consultora de Comunicação para o Desenvolvimento do Unicef, e Virginia Carvalho, coordenadora de Comunicação para o Desenvolvimento do Instituto Pirilampos – ambas parte da coordenação do projeto.

Alguns dos adolescentes que participaram das oficinas também estarão presentes.