Cotidiano

Mostra musical celebra os 36 anos da escola de Música

Evento ocorre nesta terça-feira, 30, a partir das 19h, no auditório da EMUR, no Parque Anauá

Em comemoração aos 36 anos de atuação da Escola de Música de Roraima (EMUR) será realizado nesta terça-feira, 30, a I Mostra Musical da instituição. O evento ocorre a partir das 19h, no auditório da escola, que fica no Parque Anauá.

Entre a programação está apresentação da orquestra da Câmara da Emur, concerto para dois violinos, conjunto de cordas, violinos e violas, flautas, musicalização, bateria, piano, violino, coral, violão, violão clássico, popular, sanfona e percussão.

“Essa é uma oportunidade para a população conhecer o trabalho que a Escola desenvolve e os talentos dos alunos, pois eles irão apresentar tudo o que aprendem nas aulas”, justificou a gestora da escola, Dorly Guerra.

Lilyane Lopes é professora de violino e é ex-aluna da EMUR. Segundo ela, é motivo de orgulho trabalhar na instituição que contribuiu com a sua carreira musical.

“Eu sinto muito orgulho de fazer parte da Escola de Música, aqui foi onde comecei a tocar os meus primeiros instrumentos. Estou aqui para contribuir para a formação de novos músicos e retribuir tudo o que foi feito por mim”, ressaltou a professora.

ESCOLA – Criada por meio do Decreto N° 107 de 22 de dezembro de 1983 pelo então governador Vicente de Magalhães Moraes, a Escola de Música de Roraima tem o corpo docente formado por 25 professores da área do Ensino Musical e no quadro administrativo conta com 15 servidores.

Atualmente a Escola de Música de Roraima oferece 18 modalidades instrumentais, atendendo 1.020 alunos nos três turnos, com aulas práticas e teóricas. A estimativa é que mais de 10 mil alunos já tenham passado pela instituição ao longo desses 36 anos de atuação no Estado.

Para participar da Escola, é necessário realizar uma matrícula que ocorre todos os anos no mês de fevereiro. A idade mínima para ingresso é de 7 anos e a criança necessita ser alfabetizada.

“Esse momento é importante para valorizar os professores e alunos que tanto contribuem com a música roraimense. A Escola de Música é uma riqueza do Estado e hoje o Governo por meio da Secretaria de Educação celebra os 36 anos de contribuição da Emur para a sociedade roraimense”, destacou Maria Aparecida de Oliveira, diretora do DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed.