Cotidiano

Motivos para escolher Boa Vista como destino

Quais são as atrações imperdíveis na capital

Podemos dizer que Boa Vista, capital de Roraima é uma das capitais menos exploradas turisticamente no Brasil. A cidade concentra a maior parte da população do estado, são mais de 400 mil habitantes, mas ainda assim mantém a cara de interior. Conheça 6 atrações imperdíveis na capital:

Centro Histórico

Um bom jeito de conhecer uma cidade é reservando um city tour com guias locais, que podem contar um pouco a história dos principais pontos turísticos. Em Boa Vista, um passeio completo pelo centro histórico deve incluir a Praça das Águas e seus chafarizes iluminados, o monumento aos pioneiros que celebra a união dos nativos com os primeiros desbravadores e a Igreja Matriz que começou a ser construída em 1892 pelos missionários Franciscanos.

Praias Fluviais

Boa Vista é banhada pelo Rio Branco, o que pode ser um alívio nos meses mais quentes, onde a temperaturas podem chegar a 40°C e quem pensa que não pode aproveitar para se refrescar está enganado. Há diversas praias de água doce, como a ‘Praia Grande’, que fica localizada nas proximidades da Orla Taumanan, a travessia é feita por barcos. O lugar tem infraestrutura de alimentação, cadeiras, guarda sol e atrai um grande número de pessoas no verão.

Já a praia do Cauamé fica um pouco mais distante do centro de Boa Vista, nas margens de um dos principais afluentes do Rio Branco.Tem águas bem límpidas e é rodeada por vegetação Amazônica, além da estrutura de restaurantes a praia possui uma área reservada para camping.

Orla Taumanan

Localizado no centro histórico, o grande píer é composto de duas plataformas suspensas sobre a margem direita do rio Branco. Ao longo da orla há opções de quiosques, restaurantes, shows e apresentações ao ar livre. Um programa muito apreciado por moradores da cidade e que pode trazer ao turista uma sensação de imersão na cultura local.

River Tour

Um passeio curto, mas rico. No trajeto pode-se observar as moradias e o modo de vida da população ribeirinha, fauna e flora amazônica. Saindo do porto no Rio Branco a embarcação segue rumo ao norte e os turistas ainda são agraciados com um fantástico pôr do sol.

Foto: J Pavani.

Birdwatching

A única capital brasileira localizada no hemisfério norte, proporciona aos adoradores de pássaros momentos de encantamento. Os observadores têm a disposição diversos pontos onde poderão visualizar inúmeras espécies, muitas encontradas apenas nesta região. Nas margens do Rio Branco e Cauamé já podem ser avistados pica-pau-anão-de-pescoço-branco (Picumnus spilogaster) e o Gaturamo-capim (Euphonia finschi). No Parque Anauá, há grandes chances de observar o garrincha-dos-lhanos (Campylorhynchus griséus), o sabiá-da-praia (Mimus gilvus), joão-pinto-amarelo (Icterus nigrogularis) e até um arapaçu-listrado (Lepidocolaptes souleyetii).

Aventura e ecoturismo

Para os mais aventureiros Roraima guarda boas surpresas e locais pouco explorados. É de Boa Vista que saem a maioria dos tours para estes atrativos. A subida ao imponente e único Monte Roraima, por exemplo, pode levar até 10 dias de caminhada. Diversas rotas de trekking também podem ser feitas em várias regiões do estado. A trilha do Galo da Serra, leva dois dias, mas ainda assim exige um bom preparo físico.

Fonte: