Cotidiano

Motociclistas reclamam do aumento de furtos de veículos

Segundo denunciantes que também trabalham no local, as motocicletas têm sido trancadas com correntes e alarmes para evitar novas tentativas de furto 

MARCOS MARTINS

Editoria de Cidades

Moradores têm reclamado da frequência de furtos de motocicletas em um dos estacionamentos da Praça Germano Sampaio. A praça fica localizada no bairro Pintolândia, na zona oeste de Boa Vista. Além dos moradores, pessoas que trabalham dentro da praça relatam várias tentativas de furto desse tipo de veículo.

Um desses moradores da região destacou que teve sua moto furtada na última sexta-feira (30) quando estava saindo do trabalho. “Eu deixei umas duas horas da tarde para trabalhar e quando retornei às seis horas, a moto já não se encontrava mais. Registrei Boletim de Ocorrência e estou aguardando com certa esperança que vão achar. Esse é o único transporte que eu tenho para trabalhar, para levar as crianças para a escola e agora ficou bastante complicado para mim. Agora eu tenho vindo com amigos que me dão carona e que moram próximo da minha casa”, afirma o homem que preferiu não se identificar.

Ainda para o morador, mesmo a existência de um posto da guarda municipal próximo ao local não tem assustado os ladrões. “Quando me furtaram fui aqui na guarda municipal e perguntei se tinha câmera de monitoramento para ficar mais fácil uma investigação. Eles falaram que não tinha aqui e que poderia ter na outra esquina, mas como é longe e o estacionamento fica debaixo das árvores não teria boas imagens. Eu vejo que tem uma certa dificuldade por ser uma praça bem ampla e aberta, além do fluxo de pessoas que é grande, de brasileiros e venezuelanos. Acaba que a gente deixa nossas motos e ficamos à mercê. A gente trabalha tanto e tem um veículo desse levado é frustrante com a segurança que temos”, afirma ainda. 

As pessoas que trabalham no local relatam também variadas tentativas de furto das motos que ficam estacionadas. “Com a minha moto só não aconteceu algo pior porque ela tem uma trava tipo garfo. E isso dificulta bastante e daí eles desistiram de levar, mas houve a tentativa de furto de várias motos na região ultimamente, principalmente das pessoas que trabalham e estão próximas ao local. No dia que aconteceu com a minha, no dia seguinte tentaram roubar outra moto. Tem muito furto de moto, a gente estaciona lá com medo de no fim do dia não encontrar mais o veículo”, revela a pessoa.

Outra denunciante corrobora o clima de insegurança e que muitas pessoas têm se precavido colocando corrente com cadeado na moto, além de alarmes e outros meios de segurança. “A gente está muito inseguro aqui. Tem que trazer corrente, tem que colocar alarme e no meu caso, que trabalho aqui, só podemos colocar naquele estacionamento, e não em outro lugar. A minha [moto] eu estacionei pela manhã e estava tudo normal, saí meio-dia e quando foi pela tarde, quando ia embora, a carenagem da moto estava arrancada. Como tem alarme, eles não levaram e acredito que foi pelo movimento também, porque o fluxo de pessoas na segunda-feira é maior. Eles ficam analisando, observando o movimento. Se não ocorreu com a minha, será a de um colega que é mais fácil”, revela ainda a denunciante que também preferiu não se identificar.

Guarda diz que faz rondas diárias em praças

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito destaca que a Guarda Civil Municipal realiza um trabalho de segurança dentro das suas competências com objetivo de preservar o patrimônio público. Assim, quando um flagrante de ato infracional é encontrado, o fato é encaminhado à delegacia competente.

A nota ainda destaca que a Guarda Civil Municipal realiza rondas diariamente em todos os espaços públicos da capital e que na praça Germano Sampaio existe uma equipe 24 horas. Segundo informações da nota, as rondas realizadas envolvem todos os agrupamentos táticos, como o Grupo Tático Municipal (GTAM), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Ciclopatrulha.

Sobre a questão das câmeras de monitoramento relatada pelo denunciante, a nota da Prefeitura de Boa Vista afirma que não possui câmeras de monitoramento com a finalidade de investigar crimes nem no parque Germano Augusto Sampaio, nem em outro local da cidade. Este tipo de monitoramento fica sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado. As câmeras monitoradas pela prefeitura são referentes ao trânsito.

PM diz que é feito patrulhamento durante 24 horas

Também através de nota, a Polícia Militar de Roraima (PM-RR) afirma que existe uma divisão de áreas de responsabilidade das unidades operacionais e que isto viabiliza um policiamento ostensivo em toda a capital. Desta forma, não ficam áreas que são descobertas no sentido de rádio patrulhamento.

A PM ainda destaca que o policiamento ostensivo é feito de maneira ininterrupta durante 24 horas. Informa ainda que a população pode chamar o número 190 quando presenciar casos em que seja necessária atuação mais incisiva da PM e que dependendo da demanda poderá ser realizada “uma operação para intensificação do policiamento no local”.