Cotidiano

Motoristas de Roraima podem ter carteira digital a partir de hoje

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito já está disponível para sistema Android e iOS

A partir desta terça-feira (8), motoristas de Roraima poderão ter a versão eletrônica do documento do carro. Para isso, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que agora passa a reunir não só a carteira de motorista como, também, o documento do veículo.

Lá estarão as mesmas informações do documento impresso, inclusive a data de validade é a mesma e basta fazer o cadastramento dos dados depois de instalar o aplicativo no celular.

Lembrando que, para ter o documento digital, o dono do carro deve ter pagado o licenciamento do veículo de 2018. O documento digital do carro pode ser compartilhado com até outras cinco pessoas que também usem o veículo, desde que essas pessoas também instalem o aplicativo.

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito já está disponível para sistema Android e iOS. Ele pode ser acessado por meio de uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito, ou pela impressão digital nos celulares que já possuem leitores por biometria. A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser verificado durante uma blitz.

O procedimento de obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, o CRLV, e da Carteira Nacional de Habilitação Digital, a CNH Digital, é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran.

E um detalhe: é tudo digital, não precisa ir ao Detran para isso. As informações poderão ser consultadas mesmo off-line. Ou seja, mesmo se a pessoa estiver sem internet.

Com informações da Rádio Nacional