Cotidiano

Motoristas de aplicativo adotam medidas contra o coronavírus

A chegada de casos suspeitos de coronavírus em Roraima começa a mudar a rotina de muitas pessoas.  Entre os motoristas de aplicativo não é diferente. Em Boa Vista, os motoristas adotaram o álcool em gel, o uso de máscaras e vidros abertos, como é o caso de Wesley Almeida, de 25 anos.

Ele adotou as medidas por estar em contato direto com diversos clientes. “Esses dias busquei uma pessoa na rodoviária, que veio de outro país. Estou sempre em contato com dinheiro também. Tudo isso me fez tomar essas precauções e espero que isso sirva de exemplo para outros motoristas”, disse.

Ele ressalta que o movimento nas ruas caiu principalmente após o cancelamento das aulas. “Tem menos gente nas ruas, mas ainda estou trabalhando”, disse.

O coronavírus é uma ameaça também aos profissionais do setor de transportes, como caminhoneiros, motoristas de ônibus e vans. O risco é maior no caso de veículos que são compartilhados, como os de frotas. Isso porque o vírus pode permanecer ativo por algum tempo em superfícies (sobretudo metálicas) tocadas por pessoas infectadas.

COMO EVITAR O CORONAVÍRUS – Para os motoristas, sobretudo de caminhões, ônibus e vans, é recomendável limpar regularmente com sabão ou álcool partes do veículo como o volante e a alavanca de câmbio. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por 20 segundos também ajuda muito. Se não houver água e sabão, é possível utilizar um desinfetante para as mãos, à base de álcool. Também limpe e desinfete com frequência objetos e superfícies tocados regularmente, como volante, alavanca de câmbio, haste de seta, dos limpadores de para-brisa, maçanetas de portas e vidros do veículo, bem como os botões de acionamento de itens elétricos.