Cotidiano

Movimentação é grande no 1º dia da vacinação de idosos

A senhora Rosilda Souza, de 76 anos, que nunca teve coronavírus, disse que estava ansiosa pelo dia em que tomaria a vacina

A vacinação de idosos de 75 a 79 anos começou hoje (1º), em quatro pontos da cidade: no terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves, praça Germano Sampaio, praça do Cidade Satélite e no Garden Shopping. Segundo a Prefeitura de Boa Vista, a previsão é vacinar 2.767 idosos dessa faixa etária.

No terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves a movimentação estava maior. A fila de vacinação chegou até o fim da praça Fábio Paracat. E, segundo a enfermeira responsável Siomara Medeiros, a procura nos dois primeiros dias é alta.

“Todo mundo deixa para vir no primeiro dia pensando que vai faltar dose para o seu pai, seu avô, mas está bem agitado. Geralmente o primeiro e segundo dia é bem lotado mesmo”, disse a enfermeira.

Enfermeira Siomara Medeiros disse que a procura nos dois primeiros dias é alta (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

Ainda, muitos idosos estariam indo a pé, de bicicleta ou por motorista de aplicativo. E conforme a enfermeira, àqueles idosos que não têm carro podem ir da melhor maneira possível e receber a primeira dose também. As vacinas aplicadas são a Coronavac e a AstraZeneca-Oxford.

A vacinação ocorre em sistema drive-thru, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. E vai até a próxima segunda-feira, 8. Também está sendo aplicada a segunda a dose para todos os idosos acima de 80 anos. É necessário que levem documento de identificação, CPF e cartão de vacina.

EM OUTRO LOCAL – Já no Garden Shopping o movimento estava pequeno e o atendimento, mais rápido.

A senhora Rosilda Souza, de 76 anos, que nunca teve coronavírus, disse que estava ansiosa pelo dia em que tomaria a vacina. Ela foi acompanhada da filha, Ângela Patrícia, e do seu ex-marido, Arnaldo, de 75 anos.

“É um alívio porque estamos bem preocupados. Estamos em isolamento, em casa, mas com a vacina o coração fica mais aliviado”, disse a filha, que levou o pai e a mãe para se vacinarem.

NÚMERO DE DOSES – A prefeitura de Boa Vista recebeu 2.800 doses recentemente e por isso dividiram o grupo de 70 a 79 anos em duas etapas, iniciando com idosos a partir de 75 anos.

Incluindo esse novo quantitativo, o município já recebeu até o momento 27.808 doses da vacina, para fazer a primeira e segunda dose, dos trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados, idosos a partir de 90 anos, idosos acima de 80 anos e primeira dose dos idosos de 75 a 79 anos.

Vacinação acontece em quatro pontos da cidade (Foto: Diane Sampaio/FolhabV)

Veja vídeo (Imagens: Diane Sampaio/FolhaBV)

Por Adriele Lima – estagiária FolhaBV