Cotidiano

Movimento do comércio ainda é considerado fraco pelos comerciantes

Vendas ainda não alavancaram, e a maior expectativa de movimento é aguardada para este sábado

A expectativa de movimento do comércio em Boa Vista não foi superada até essa sexta-feira, dia 10. De acordo com donos de lojas no centro da capital, as vendas ainda não alavancaram. Para chegar ao menos próximo do estimado, os comerciantes investem em horários, preços e formas de pagamento especiais para atrair o máximo de clientes possíveis. 

Dados da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado de Roraima) apontou movimento de R$ 15,3 milhões em vendas em todo o estado e ainda estima aumento de 3,2% em relação a 2018. 

Maciel Mendes, empresário e proprietário de uma das maiores lojas localizadas na Jaime Brasil, nos contou que não alimentou perspectivas para a data, porque sabia que o boa-vistense ainda estava sob efeito da crise financeira. “Nós do comércio nos preparamos porque faz parte da programação do nosso trabalho, mas as vendas não estão otimistas, estamos abaixo do lucro arrecadado ano passado”

Wanderley Congarte, gerente de outra loja especializada na venda de eletrodomésticos e eletrônicos, resolveu apostar em horários especiais durante o final de semana e aguarda mais clientes.

“O comércio apresenta fraco movimento, mas conseguimos atender a expectativa para a época. Para que ocorra a superação, vamos abrir sábado até às 18h. Algumas lojas também funcionarão no domingo. Nós temos uma meta para a semana que já foi superada em 50%. Não existe segredo, mas apostamos também em formas de pagamentos que cabem no bolso e na realidade dos clientes” explicou Congarte.

Berenice de Jesus foi às lojas pesquisar presentes que caibam em seu orçamento. Para ela, o mais importante é não esquecer de ao menos comprar um item simples para a mãe. “O que estiver em conta vou comprar. Infelizmente nosso poder de compra esse ano caiu bastante e o preço de tudo subiu. Talvez ainda volte no final de semana para aproveitar promoções de última hora, ou o jeito será improvisar com chocolates,” disse a funcionária pública.