Cotidiano

Movimento promove ato antifascismo em Roraima

Medida é de iniciativa do grupo "Roraima Antifascista" e foi mobilizada tendo em vista as manifestações contra o racismo ocorrendo ao redor do mundo

Acontece neste domingo, 07, a partir das 16h, o primeiro ato contra o fascismo em Roraima. O local de encontro do ato será na Praça do Centro Cívico.

A medida é de iniciativa do grupo “Roraima Antifascista” e foi mobilizada tendo em vista as manifestações contra o racismo ocorrendo ao redor do mundo, em alusão à morte do norte-americano George Floyd nos Estados Unidos e do caso do garoto João Pedro, que foi morto dentro de casa no Rio de Janeiro, entre outras demandas.

No manifesto publicado pelo grupo nas redes sociais, os manifestantes ressaltam que o ato é pela cultura, pela liberdade de expressão, pela democracia e também pela igualdade de gêneros. “Chegou a hora de lutar. O mundo todo, hoje, se une pela mesma causa: o antifascismo”, completa o texto.

A organização recomenda que os participantes usem máscara, levem água e álcool em gel e utilize roupas pretas. A orientação é que as pessoas em grupos de risco permaneçam em casa e apoiem a causa de outra forma, por conta do risco de contaminação pelo covid-19.

ENTENDA – George Floyd faleceu em 25 de maio de 2020, após um policial se ajoelhar no seu pescoço por pelo menos sete minutos, enquanto estava deitado de bruços na estrada. Os quatro policiais envolvidos alegaram que Floyd teria tentado efetuar uma compra com uma nota falsificada e que teria resistido a prisão. Porém, câmeras de segurança apontaram que o homem reagiu com calma ao ser abordado pela polícia.

O incidente ocorreu durante a prisão de Floyd em Powderhorn, Minneapolis, Minnesota, e foi gravado em vídeo nos celulares por vários espectadores. As gravações em vídeo, mostrando Floyd dizendo repetidamente: “Não consigo respirar”, foram amplamente divulgadas nas plataformas de redes sociais e transmitidas pelos meios de comunicação. Desde então, manifestantes realizam protestos pelos Estados Unidos.