Cotidiano

Mudança no cálculo de mortes influencia no aumento de óbitos em BV

Capital chegou a um total de 430 mortes confirmadas pela doença

Com a mudança nos critérios de contagem de mortes pelo Ministério da Saúde (MS), Boa Vista sofreu um aumento de óbitos. A Capital chegou a um total de 430 mortes confirmadas pela doença. As informações são de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) desta quinta-feira, 06.

Segundo a SMSA, os novos critérios de confirmação de casos de óbitos apresentados pelo Ministério da Saúde agora inclui a confirmação pelo critério clínico-epidemiológico. Por conta disto, a SMSA iniciou esta semana a revisão de todos os óbitos de residentes que ocorreram em Boa Vista desde o registro do primeiro caso de óbito de covid-19, que tiveram citação de doença respiratória como causa de morte.

“Com isso foram incluídos casos como suspeitos e casos confirmados de Covid-19. Todos esses óbitos já haviam sido inseridos no Sistema de Mortalidade e as unidades de saúde como Hospital Geral de Roraima, Hospital Infantil Santo Antônio, Unimed e Lotty Iris estarão também fornecendo as informações para subsidiar a conclusão das causas do óbito”, ressaltou a SMSA.

DADOS – Agora Boa Vista teve mais quatro óbitos confirmados e chegou ao total de 430 mortes. Os quatro óbitos foram inseridos no sistema hoje, mas ocorreram em datas anteriores. Dois deles ocorreram em 07 de junho, um em 12 de junho e um em 08 de julho. A Capital também registrou 11 óbitos suspeitos em investigação e 51 mortes descartadas nesta quinta.

Dos 430 óbitos confirmados, a maioria é entre idosos. São 109 mortes de pessoas com 70 a 79 anos, 106 mortes de pessoas com 60 a 69 anos e 84 mortes de pessoas com 80 anos ou mais.

Em seguida aparecem as pessoas com 50 a 59 anos (60 mortes), 40 a 49 anos (36 mortes), 30 a 39 anos (22 mortes), 20 a 29 anos (seis mortes), menores de um ano (quatro mortes), 15 a 19 anos (uma morte), 10 a 14 anos (uma morte) e um a quatro anos (uma morte).