Cotidiano

Mulher e criança indígenas se jogam entre carros no São Vicente 

Agentes da Polícia Militar (PM) e da Policia Rodoviária Federal (PRF) foram acionados para verificar a situação

Vídeos gravados por motoristas, mostram indígenas que estariam bêbados jogados no meio da via, atrapalhando o trânsito no bairro São Vicente, na tarde desta terça-feira, 10. 

Um dos vídeos, mostra uma mulher e supostamente uma criança deitadas na avenida Venezuela, próximo ao posto trevo, aparentemente embriagadas. Motoristas que tentavam fazer o trajeto pararam na via para retirar as duas. 

Outro vídeo mostra as mesmas pessoas já em outro ponto, agora na avenida das Guianas, sentadas no meio da rua, um pouco tontas e com dificuldades de se levantar. Um casal que também fazia o trajeto na avenida, desce da motocicleta e ajuda as indígenas a se retirarem da rua.

Agentes da Polícia Militar (PM) e da Policia Rodoviária Federal (PRF) foram acionados para verificar a situação. 

A equipe da FolhaBV entrou em Contato com a Funai que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informa que acompanha o caso, por meio da Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami Yekuana.

Recentemente, a Funai realizou uma ação para promover o retorno à Terra Indígena Yanomami de um grupo com aproximadamente 50 indígenas. Na ação foram disponibilizados, pela fundação e demais parceiros, gêneros alimentícios e itens de higiene pessoal, além de três veículos, um micro-ônibus e combustível para efetivar o deslocamento do grupo à área indígena.

Quanto aos indígenas que permanecem em Boa Vista, trata-se de duas famílias Yanomami, sub grupo Yawari, caracterizados como indígenas de recente contato, que, devido a conflitos ocorridos no passado com outros grupos Yanomami, passaram a residir fora da Terra Indígena.

Por fim, a fundação esclarece que tem empreendido esforços na busca de uma solução, em articulação interinstitucional com diversos órgãos governamentais e associações indígenas, para promover a conscientização dos indígenas sobre os risco do uso abusivo de álcool, bem como para mitigar a situação de vulnerabilidade social dessas famílias.

VEJA VÍDEO: