Cotidiano

Mulheres recebem informações sobre como denunciar violência

Ação faz parte da programação da instituição no Mês da Mulher

Enquanto aguardavam por atendimentos na Defensoria Pública do Estado (DPE), Na manhã desta quarta-feira (4), mulheres receberam informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Apoio Humanitário à Mulher (CHAME).

As atendidas receberam orientações sobre a necessidade de denunciar a violência doméstica e onde buscar atendimento.

O assunto foi abordado por assistentes sociais do CHAME como parte da programação da instituição pelo Dia Internacional da Mulher, em uma parceria com a DPE, por meio do projeto Diálogos na Sala de Espera. A ação já dura dois anos, momento em que são levadas informações de cidadania a quem busca por atendimento jurídico.  

Ao abrir a palestra, a assistente social Juliana Castelo Branco apresentou os principais trabalhos desenvolvidos no centro, que vão além do enfrentamento a violência doméstica. O órgão também oferece suporte jurídico em acordos na área da família.

“Pra desafogar um pouco os atendimentos da Defensoria, nós trabalhamos auxiliando e encaminhado as mulheres para outros órgãos que possam lhes atender”.

A assistente social ressaltou durante a palestra que a educação é o primeiro passo para combater a violência. “A mulher tem que ter conhecimento de seus direitos. A lei prevê a violência contra mulher como crime, e todas precisam saber disso”, explicou.

A dona de casa Noêmia Ferreira não conhecia o trabalho do CHAME, e explica que já precisou denunciar um caso de violência sofrida por uma vizinha. “Agora eu tenho pra onde ligar e a quem recorrer. Com a palestra eu aprendi também como me proteger, achei importante”.

Durante o mês destinado à mulher, o CHAME realiza ações não só para mulheres. Com o projeto A Vida Pede Passagem, os homens também recebem palestras sobre feminicídio. “A prevenção tem que começar primeiro pelos homens, que são os principais envolvidos com a agressão. Apresentamos dados de mortes de mulheres, para conscientizar esse público”, esclareceu a assistente social.

O CHAME está disponível para atender mulheres em situação de violência. O serviço está localizado na rua Coronel Pinto, nº 524, no Centro. O órgão disponibiliza apoio psicológico, social e jurídico e também dispõe do Zap Chame (98402-0502) como ferramenta virtual no apoio a mulher.