Cotidiano

Municípios e estado têm dados divergentes em números de Covid-19

Sesau informa que o boletim epidemiológico apresenta as informações consolidadas sobre os registros de Coronavírus, com base nos sistemas oficiais reconhecidos pelo MS

Alguns municípios, como Boa Vista, Pacaraima e Rorainópolis têm feito diariamente a divulgação dos dados relacionados à Covid-19, assim como a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio boletim epidemiológico.

No entanto, algumas divergências em torno desses dados têm surgido. Os municípios informam que os números informados pela Sesau seriam diferentes dos registrados.

Segundo nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Pacaraima, a aparente divergência de dados estatísticos, ocorre pelo fato de os números partirem de diferentes origens de informação alocadas dentro do município.

“Outro ponto a ser considerado, é a aparente divergência de dados quanto aos casos de recuperados, de onde vem a análise do resultado das ações diretas da prefeitura, através desta secretaria. Esclarecemos que todos os dados estatísticos informados aos nossos munícipes são verossímeis e obtidos após o término do período médico estabelecido e conforme Protocolo Municipal pré-estabelecido em documento oficial e baseado nas diretrizes de instâncias superiores, tais como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS)”, diz trecho da nota.

De acordo com o boletim da Prefeitura de Boa Vista são 321 mortes confirmadas na capital. 

OUTRO LADO – A FolhaBV entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde que, por meio de nota, informou que o boletim epidemiológico apresenta as informações consolidadas sobre os registros de Coronavírus (COVID-19) em Roraima, com base nos sistemas oficiais reconhecidos pelo MS (Ministério da Saúde), para notificação de Coronavírus. São eles o e-SUS NOTIFICA, alimentado com dados inseridos pelos municípios e o sistema GAL, atualizado pelo LACEN-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), com base nas amostras realizadas pelos municípios.

No sistema e-SUS NOTIFICA, são extraídos os dados referentes a testes rápidos inseridos pelos municípios. No sistema GAL, são retiradas as informações referentes às coletas do exame PCR, de pacientes cadastrados pelos municípios, ou seja, o Boletim Epidemiológico apresenta apenas dados consolidados após a atualização pelos municípios.

A nota ressalta ainda que é importante ressaltar que todas as informações pode ser acompanhadas no site da Sesau, www.saude.rr.gov.br, na plataforma roraimacontraocorona.rr.gov.br e ainda no Portal da Transparência: www.transparencia.rr.gov.br.