Mais de 3.800 itens inéditos entre fotografias históricas, objetos e documentos do acervo Online MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades estão disponíveis na plataforma digital do museu.
A plataforma foi criada para ampliar o acesso ao acervo, preservar a memória, abrir novas formas de interação com o público, para além do espaço físico, e provocar novas experiências, com trilhas digitais de visitação.
Inaugurado em janeiro de 2020, o MUSEHUM é localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, atualmente fechado por causa da pandemia da Covid-19. Com o acervo virtual, o público de todo o país poderá acessar os itens de qualquer lugar, a qualquer hora.
O Acervo Online MUSEHUM disponibiliza visualização dos itens em alta qualidade de digitalização, permitindo a observação de detalhes de cada peça e de dados históricos complementares.
O visitante pode navegar pelo catálogo por meio de trilhas digitalizadas – por época, tema, perfil e outros – possibilitando novas experiências a cada visita virtual.
“Disponibilizar acervos de museus online é preservar a cultura e o conhecimento trazido por cada objeto. Uma parte significativa da trajetória humana sobre o seu território está depositada em museus pelo mundo, e este legado precisa estar disponível para pesquisas e ressignificações”, diz Bruna Cruz, coordenadora do MUSEHUM e museóloga do Oi Futuro.
Destaques do acervo e curiosidades
Entre os destaques do Acervo Online estão mais de 2 mil fotografias históricas, com imagens de mais de um século, incluindo:
- Desenvolvimento urbano, desde a instalação das primeiras linhas telefônicas e telefones públicos;
- Primeira lista telefônica, de 1905, cujos números de telefone catalogados tinham no máximo quatro dígitos;
- Tijolão: de 1987, um dos primeiros modelos de telefone celular do mercado brasileiro;
- Aparelho de TV com pés palito: de 1950, um dos primeiros modelos a chegar ao Brasil;
- Câmeras fotográficas de todas as décadas: o avanço da tecnologia desde 1910 até os dias de hoje;
- Telégrafo: primeiro modelo a chegar ao Brasil, na segunda metade do século 19; Entre outros itens.
O acervo pode ser acessado pelo link: https://oifuturo.org.br/espacos/musehum/
Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?
Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE A FOLHABV