Cotidiano

Música ajuda empresária a se recuperar da covid-19

Gabriela Baraúna aprendeu a tocar ukulele, um instrumento musical que virou seu aliado durante sua recuperação

Não há dúvida de que ‘quem canta, seus males espanta’, um ditado popular com mais de 400 anos, mas que nunca esteve tão atual. E nesse período de pandemia, há quem utilize o canto para se recuperar da covid-19. É o que ocorre com a microempresária Gabriela Baraúna, 34 anos, que aprendeu ainda a tocar ukulele.  

De uma família de músicos, o pai, seu Baraúna, era baterista, e os irmãos Rodrigo é guitarrista e Neto é baixista da banda Garden, Gabriela passou a colocar em evidência um dom que ela há muito tempo não praticava, o canto. Uma arte que ela precisou exercer, acompanhada do instrumento musical ukulele que ela aprendeu a tocar nesse período de isolamento, para melhorar a respiração e amenizar as crises de ansiedade.

Ela testou positivo para a doença no dia 14 de junho e passou 20 dias isolada, em recuperação dentro de casa. Após realizar exames, foi constatado que estava com o pulmão comprometido em 50%. Gabriela quando ficava sem ar ia para o hospital receber oxigênio. “Graças a Deus eu voltava para casa, pois eu não tinha quadro pra internação porque a saturação estava boa, exames eram bons. Só estava com pulmão comprometido”, disse.

“O coronavírus afeta os pulmões, impedindo a respiração, e para voltar a respirar bem é preciso fazer fisioterapia, caminhada. Quando fui ao médico, ele disse que a lesão maior foi na região diafragmática. Então, nos dias em que estive isolada em casa, eu ouvi muita música e cantava também, foi quando percebi que respirava melhor. Cantando eu forçava a região do diafragma e toda vez que cantava, no dia seguinte amanhecia melhor. Virou uma terapia”, contou Gabriela.

Ela contou que a mãe, dona Neli, que sempre incentivou os filhos a terem interesse pela música, foi quem a incentivou a comprar o ukulele. “Eu sempre cantei, mas precisava aprender a tocar um instrumento para ficar distraída e não ficar tendo crises de ansiedade. Nunca toquei nenhum instrumento, só mesmo a flauta doce quando era criança quando aprendi na escola, e cheguei a tocar na igreja algumas vezes com os meninos. Instrumento de cordas eu já tinha tentado a aprender, porque meus irmãos tocam e eles tentaram me ensinar, mas eu deixei pra lá porque percebi que não levava jeito”, lembrou Gabriela.

“Agora, com certeza Deus me deu essa oportunidade de aprender a tocar um instrumento, para eu me recuperar da covid. Ainda estou fazendo acompanhamento médico, e no final deste mês farei uma tomografia para saber como estou de saúde. Estou bastante confiante e muito feliz”, ressaltou a empresária, que passou a publicar em suas redes sociais os momentos em que ela solta a voz, cantando música popular brasileira.