Cotidiano

Mutirão de renegociação de dívidas vai até dia 30

Renegociação de dívidas ocorre exclusivamente pela internet

O consumidor que tem dívidas e quer renegociar o débito terá uma oportunidade durante o Mutirão de Negociação de Dívidas, que acontece exclusivamente pela internet, por meio da plataforma digital Consumidor.Org – www.consumidor.gov.br. Este é um serviço gratuito que permite aos endividados resolver suas pendências sem sair de casa. O período de renegociação se encerra no dia 30 deste mês.

A ação tem como objetivo quitar dívidas com cartões de crédito, cheque especial e financiamentos, entre outras, com taxas de juros menores e prazos maiores. A partir do pedido feito no site, o consumidor deverá receber uma resposta da negociação em até sete dias.

O mutirão Online de negociação de dívidas é feito pela Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil). Para fechar acordos juntos às instituições financeiras, o consumidor deve acessar a plataforma ou baixar o aplicativo no celular. Em seguida, fazer o registro com um login e senha. Após essa etapa, é só selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos.

A secretária executiva de Defesa do Consumidor de Boa Vista (Procon Boa Vista), Sabrina Tricot, comentou que a renegociação é uma das principais formas que o consumidor tem para sair do vermelho, limpar o nome e voltar a ter poder de compra.

“A educação financeira é um importante instrumento de prevenção para o consumidor não entrar no vermelho. Por isso, essa opção pela renegociação de dívidas, além da praticidade, permite a possibilidade de recuperação do poder de compra e retorno do consumidor ao mercado de consumo com maior responsabilidade. A população precisa estar ciente dos riscos do crédito irresponsável ou desnecessário”.  

Os bancos oferecem condições especiais para quem entrar com pedido de renegociação. O consumidor prestará as informações necessárias sobre a dívida e informará a sua capacidade de pagamento, quantas parcelas e o valor médio da parcela que poderá pagar por mês. Lembrando que o texto da solicitação deve ser marcado com a hashtag #MutiraoProconsBrasil.

Em caso de dúvidas, o consumidor pode procurar o Procon Boa Vista, que está localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes, n.º 1612/Buritis – sala 02. O atendimento acontece de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.