Cotidiano

Mutirão deve antecipar ao menos 100 ações de família

O elevado número de agendamentos motivou a ação

Devido à grade demanda de agendamentos, a Defensoria Pública de Rorainópolis realiza um mutirão que antecipará pelo menos 100 ações de família e registro. A ação que começou hoje (26) segue até esta sexta-feira (29), no período matutino e vespertino.

De acordo com o defensor Rogenilton Ferreira, a DPE de Rorainópolis enfrenta forte sobrecarga na demanda pelos serviços prestados aos assistidos, principalmente, nas áreas de família e de registro, com acúmulo de agendamentos para atendimento inicial, sendo que atualmente há fila de espera de três meses nas demandas.

“Não é exatamente demanda reprimida, pois a população não está desassistida em nenhum aspecto e nem se vê impedida de procurar a justiça gratuita, quando necessita. É questão mesmo de prestar serviço com mais eficiência e rapidez, buscando a efetiva prestação jurisdicional”, frisou Ferreira.

A população receberá os serviços de execução, fixação e divisão de alimentos, curatela, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável post mortem, alimentos gravídicos, investigação de paternidade, guarda, negatória de paternidade ou maternidade, justificativa de pensão, inventário, exoneração de alimentos, alvará judiciário, adoção de maior entre outras de registro e família.