Cotidiano

NOVEMBRO AZUL: Mês é dedicado ao combate do câncer de próstata

Doença é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas

Assim como o Outubro Rosa, a campanha do Novembro Azul também busca a conscientização e atenção para o combate do câncer de próstata. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), conscientizar os homens é fundamental para garantir que eles se tornem protagonistas da sua saúde, cuidando dela de maneira integral.

“A melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Homens a partir dos 45 anos, mesmo na ausência de sintomas ou fora do grupo de risco, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal”, reforça a Sesau.

CÂNCER DE PRÓSTATA – Conforme o Ministério da Saúde, no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.