Cotidiano

Nascem primeiros bezerros do Programa de Inseminação Artificial

Biotecnologia é utilizada para elevar a eficiência reprodutiva dos rebanhos

Nasceram os dois primeiros bezerros oriundos do Programa de Melhoramento Genético, com o protocolo IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo), biotecnologia utilizada para elevar a eficiência reprodutiva dos rebanhos.

O local do nascimento foi a Fazenda Santa Rosa, situada em uma comunidade indígena, no município de Pacaraima. 

O coordenador responsável pelo Programa de Melhoramento Genético executado pelo Iater, Guilherme Cavalcante, explica a realização do protocolo.

“O Projeto de Melhoramento Genético é realizado pelo Iater através de inseminação artificial em tempo fixo [IATF], para o beneficiamento genético em gado de corte e gado de leite. O melhoramento, além de acelerar o aperfeiçoamento do rebanho, é possível ainda garantir uma alta produção em um tempo menor do que o que levaria em condições normais”, disse.

O presidente do Iater, Marlon Buss, fala dos avanços a longo prazo para a pecuária, a partir do IATF/Iater, e garante que cerca de 500 vacas já passaram pelo protocolo. “A prenhes da vaca tem o período de nove meses, ou seja, o resultado não é rápido. Porém, a partir do momento que vai nascendo um rebanho melhorado geneticamente, vamos ver a pecuária dar passos largos para o desenvolvimento”, ressaltou.

 O tuxaua Romeu ressalta o incentivo do Governo para os pequenos produtores rurais. “Quero só agradecer essa parceria com o Governo do Estado e também aos veterinários e à equipe técnica. Diversos trabalhos foram feitos pelo Iater, proporcionando desenvolvimento para nossa comunidade. Poucos acreditavam, quando a gente deu início, mas agora a gente está tendo o retorno. Vamos continuar o trabalho, estamos acreditando e, com certeza, vamos ter mais sucesso daqui pra frente”, frisou o líder da comunidade Santa Rosa.


O Projeto de Melhoramento Genético é realizado pelo Iater através de inseminação artificial em tempo fixo

IATF

O IATF é um protocolo utilizado pela equipe do Iater e foi adaptado às condições do Estado de Roraima.  O médico veterinário do Iater, Denylson Nantes, fala sobre o procedimento realizado na comunidade indígena Santa Rosa.

“A gente fica feliz demais de conseguir esse resultado na Santa Rosa. Tudo isso é fruto do apoio do Governo do Estado e do trabalho feito pelo Iater e pela nossa equipe em campo. Agradeço a Deus por abençoar esse trabalho. Percebemos a satisfação da comunidade que está começando a ver o resultado. No início teve uma certa resistência, mas o tuxaua sempre acreditou e agora nasceram os primeiros bezerros lá. Estamos satisfeitos”, comemorou o veterinário.

Como participar do Programa

 O pequeno produtor rural que tiver interesse em participar do Programa de Melhoramento Genético deve procurar a unidade do Iater mais próxima da sua propriedade, no seu município.

A solicitação será enviada para a unidade de Produção Animal e, posteriormente, será agendada uma visita ao produtor. Durante a visita, será feita uma avaliação e, se o produtor se enquadrar no Programa, será contemplado.