Cotidiano

Nível do Rio Branco está abaixo do registrado no ano passado

O início do período chuvoso em Roraima vem elevando o nível das águas nas cabeceiras dos Rios Tacutu, Uiramutã e Uraricoera, tendo como consequência o aumento do volume de água do Rio Branco. Segundo informações da Caer (Companhia de Água e Esgoto de Roraima) as chuvas que caíram nesses primeiros dias da semana subiram de 0.66 centímetros positivo, registrado nessa terça-feira, 7, para 1,25 centímetros nessa quinta-feira, 9, conforme a régua de medição. Apesar disso, o nível do Rio Branco ainda está baixo se comparando ao mesmo período de 2018, quando media 3,62 centímetros.

O diretor comercial e do inteRior da Caerr, Cícero Batista, lembrou ainda que em 2018 o Rio Branco chegou ao nível de 0.59 negativos. “Foi preocupante, um período de estiagem, mas não houve racionamento de água. Agora já estamos com o nível acima de zero da régua de medição e isso demonstra que o volume de água está aumentando”, comentou.

O meteorologista Ramon Alves informou que é normal que o volume de água no Rio Branco esteja subindo, mas Roraima está sob a influência do fenômeno El Niño, que manterá as chuvas abaixo da previsão climatológica, conforme o boletim hidroclimático da Femarh (Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que é produzido por meio de dados de centros meteorológicos nacionais e internacionais.

Segundo Alves, dados do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informam que o prognóstico das tendências climáticas para os meses de maio, junho e julho mostram que 17% dos modelos climáticos indicam condição de neutralidade, 83% indicam El Niño e 0% indicam La Niña. 

“Isso significa que, como estamos sob influência do El Niño, a previsão para esses meses é de chuva próxima ou abaixo da normal climatológica em Roraima”, explicou, informando que a previsão para maio é de 291,2 milímetros; junho é de 352,9 milímetros, e julho de 335,1 milímetros. “O boletim hidroclimático informa que choverá muito abaixo disso, mas é apenas previsão”, ressaltou Alves.

VOLUME – A maior cheia do Rio Branco foi registrada em 2013, quando atingiu 10,02 metros acima do limite normal, superando a grande cheia de 1976 quando subiu 9,8 metros. A mais intensa estiagem dos últimos 22 anos em Roraima levou o Rio Branco a registrar a marca histórica de 47 centímetros negativos, em 2016. O nível normal é de 2,40 metros.