Cotidiano

No Parque do Rio Branco, cartaz gigante homenageia ativista indígena Raoni

Cacique é conhecido e respeitado mundialmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Em 2020, ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Integrantes do grupo Kapivandala Crew produziram um cartaz gigante (lamber) com imagem do ativista indígena Raoni Metuktire e o expuseram no Parque do Rio Branco. A capital Boa Vista foi uma das 50 cidades brasileiras escolhidas para homenagear o líder do povo Mebengokre (Kaiapó).

O cacique é conhecido e respeitado mundialmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Em 2020, ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

A homenagem a Raoni marca a Semana Mundial do Meio Ambiente. O grupo foi convidado, através da comunidade cultural independente Lambes Brasil, a representar a intervenção artística.

“Ficamos muito felizes quando recebemos o convite de mostrar à população o que Raoni nos deixa de ensinamento em defesa da natureza. É uma ação de cidadania homenageá-lo e colocá-lo no muro da nossa cidade”, destacou Larissa Cacau, integrante do grupo Kapivandala Crew.


(Foto: Jonatas Oliveira/Semuc)

O lamber de seis metros de altura, em preto e branco mostra a imagem do ativista com uma frase curta dizendo “O futuro é indígena”, além de mostrar um texto na língua falada pelos Mebengokre. Para a integrante do grupo Evelly Paat, essa homenagem representa força potente do cuidar da natureza.

“Cacique Raoni veio para representar a defesa da natureza. Ele é um ativista que luta pela defesa de respeito e direitos de populações tradicionais do país. Esperamos que a população quando avistar essa imagem entenda mensagem que esse grande líder transmite”, destacou.

Publicidade