Cotidiano

Nome de Mariana Poltronieri é rejeitado para presidência

Embora com parecer favorável da comissão externa, o nome da então titular da Junta Comercial de Roraima (Jucerr), Mariana Poltronieri, foi rejeitado por maioria de votos em votação na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta terça-feira, 03.

O deputado Soldado Sampaio (PC do B), líder do Governo, chegou a pedir da bancada governista que acompanhasse o voto pela aprovação do nome de Mariana, afirmando que a então titular vinha “desempenhando o seu papel [frente à Jucerr] com maestria”.

O deputado Renato Silva (Republicanos) foi contrário à declaração de Sampaio. “Não tem trabalho bom nenhum da Mariana. Está fazendo um péssimo trabalho. Inclusive, em menos de oito meses, tem seu nome envolvido em corrupção. Então, temos que avaliar bem e votar contra”, declarou.

Com votação secreta, o nome de Mariana foi rejeitado por 12 votos contrários e oito favoráveis. Os deputados Dhiego Coelho (PTC), Éder Lourinho (PTC), Gabriel Picanço (Republicanos) e Marcelo Cabral (MDB) não estavam em plenário no momento da votação.

O nome de José Haroldo Figueiredo Campos, para o cargo de presidente do Instituto de Previdência (Iper), deve ser avaliado nesta quarta-feira, 04. As comissões que vão avaliar os nomes de Gelb Platão, titular da Agência de Defesa (Aderr); Márcio Grangeiro, titular do Instituto de Terras (Iteraima); e Igo Gomes Brasil, diretor-presidente do Detran Roraima, foram prorrogadas.

GOVERNO DO ESTADO – Com a rejeição pelos parlamentares, o Executivo terá até 10 dias para encaminhar ao Poder Legislativo outro nome para apreciação da Comissão Especial e Externa e votação em plenário. 

A Folha entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado sobre a rejeição e as declarações de suposto envolvimento em atos de corrupção, porém, não recebeu retorno até o fechamento da matéria. (P.C.)