Cotidiano

Nova Sala Lilás é inaugurada

Espaço é utilizado no acolhimento de vitimas de violência atendidas pelo IML

Para melhor acolher vitimas de violência, a Sala Lilás do Instituo Médico Legal de Roraima (IML) foi totalmente reformada. Além da ampliação, também foi instalada uma brinquedoteca no local. A inauguração ocorreu na manhã desta quinta-feira, 28.

“A repaginada tornou o ambiente maior, mais acolhedor e exclusivo para as mulheres, crianças, adolescentes e ao público LGBT que atendemos, trazendo um pouco mais de conforto nesse momento tão difícil”, ressaltou Marcela Campelo, diretora do IML.

O valor total investido foi de R$ 10.818,09. A verba foi adquirida por meio de um edital para seleção de projetos sociais da Vepema (Vara de Penas e Medidas Alternativas) do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), e é proveniente dos valores recebidos de transações penais, suspensão condicional do processo e de sentença condenatória no âmbito da comarca de Boa Vista.

De acordo com o delegado Geral de Polícia, Herbert de Amorim Cardoso, este tipo de investimento torna o trabalho, em momentos de fragilidade, humano e eficaz.

“As vítimas que chegam ao IML para fazer exame, como o de conjunção carnal, por exemplo, percebem que estão sendo acolhidas pelos profissionais, pelo ambiente, ganhando mais dignidade. Isso com certeza torna a prestação de serviço mais eficaz”, destacou Amorim.

A chefe da Divisão de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), Shirlene Fraxe, afirmou que a relevância social da Sala Lilás foi o fator primordial para contemplação do projeto.

“Quando tomamos ciência do projeto percebemos que não tínhamos como não atendê-lo.  Hoje nossa equipe do TJRR se sente agraciada vendo a aplicação desta verba. Acredito que essa dedicação da equipe do IML em proporcionar um atendimento de excelência pode realmente melhorar a situação das vítimas. Estamos felizes e agradecidos”, concluiu Shirlene Fraxe.

INVESTIMENTOS – Foram liberados recursos de emenda parlamentar do deputado federal Hiran Gonçalves, na ordem de R$ 12 milhões  para a construção de uma nova sede do IML na Capital e, também uma sede do Instituto em Rorainópolis.

SALA LILÁS – Instalada em Roraima desde o ano de 2016, a Sala é um espaço criado dentro do Instituto Médico Legal (IML) para prestar atendimento especializado e humanizado para vítimas de violência física e sexual.

O local é equipado para realizar exames periciais e possui uma equipe multidisciplinar composta por policiais, assistentes sociais, enfermeiras e estagiários para realizar os atendimentos especializados.

A ambientação mais acolhedora e aconchegante, serve de apoio para as vítimas e também para os filhos das vítimas, que estão em momentos de extrema fragilidade física e emocional.

* Com informações da Assessoria da Polícia Civil