Cotidiano

Nova eleição para OAB Seccional Roraima tem duas chapas em pré-campanha

Eleições vão acontecer no dia 30 de novembro; candidatos devem regularizar situação financeira

A eleição para Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Roraima já está em ritmo de pré-campanha. Até o momento, duas chapas estão na disputa. O advogado Rodolpho Morais, que já presidiu a OAB, no período de 2016 a 2018, e Ednaldo Vidal, que tenta a reeleição. O pleito está marcado para o dia 30 de novembro, conforme o Diário Eletrônico do Conselho Federal.

O anúncio da pré-candidatura à reeleição foi oficializado nesta quarta-feira, 13. Vidal afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho e que a OAB está mais fortalecida. “Consolidada como uma instituição sempre presente ao lado da Advocacia e da sociedade, defendendo intransigentemente a Constituição Federal, ordem jurídica, os direitos humanos e os ideais de justiça equânime”.

Reeleição

Sobre a expectativa para o pleito, Vidal ressaltou que espera que tudo seja dentro do sistema democrático. “Minha expectativa é que o processo ocorra dentro das normas do Conselho Federal e das internas da comissão eleitoral. Que o candidato vencedor seja aquele que tem compromisso com a advocacia, que provou que durante o seu mandato é capaz de fazer mesmo em tempos de pandemia. A nossa gestão é pautada pela probidade e que vai de interesse aos desejos da advocacia”.

Ele acrescentou que a união com outras instituições e apoio da advocacia fez com que o Conselho Seccional acumulasse conquistas, com implantação das Salas da OAB em todas as Comarcas do Estado e três escritórios compartilhados, que podem ser utilizados gratuitamente, independente do profissional da Advocacia estar ou não adimplente. Além das salas em todas as unidades prisionais do Estado. 
     
O advogado citou também que a OAB Roraima é a primeira Seccional a implantar a paridade de gênero em nível de Brasil, estando composta 75% por mulheres. “Somos a OAB mais feminina do Brasil”, declarou Vidal, ao frisar a redução do índice de inadimplência. “Trabalhamos para colocar as cotas estatutárias em dia com o Fundo de Integração e Desenvolvimento do Advogado, Fundo Cultural, Conselho Federal e Caixa de Assistência dos Advogados, já no primeiro ano de gestão”. 

Ele citou, ainda, a inauguração das novas instalações da OAB Roraima para usufruto definitivo de toda a Advocacia que, segundo Ednaldo Vidal, foi um marco da gestão e reconhecimento da probidade pelo Conselho Federal. “Todas as nossas ações constam no Portal da Transparência. Conseguimos realizar 100% das nossas propostas de campanha”, concluiu. 

Pré-candidatura

A outra chapa é encabeçada pelo advogado Rodolpho Morais. Ele já esteve à frente da instituição de 2016 a 2018. Para ele, a motivação para lançar a pré-candidatura foi o resgate do espírito de união e participação de todos nas ações da Seccional. “Essa união, a OAB sempre teve e é o que nos fortalece, mas foi enfraquecida nos últimos três anos. Além disso, queremos retomar projetos que visam o fortalecimento da classe e do mercado de trabalho”, enfatizou.

Ele afirmou que a expectativa é promover um debate sobre os problemas da advocacia e que consiga apresentar soluções para as dificuldades que a advocacia vive diariamente. “Que a gente tenha um pleito limpo, que toda advocacia participe e que tenha oportunidade de ouvir todas as propostas dos candidatos. Vamos pensar no futuro da advocacia, para todos, não só para poucos”. 

Sobre as bandeiras que pretende defender nesta campanha, Morais ponderou que as principais  envolvem a luta para assegurar o direito e as prerrogativas de todos os profissionais da advocacia, “independente da área que atuam, bem como a valorização da advocacia, seja com orientações e com capacitação”. Ele acrescentou que, “Devemos ser um porto seguro, um local onde os profissionais que acabam de receber as carteiras possam enxergar apoio e se sentir representados”. 

Morais garantiu que as bandeiras institucionais da OAB devem ser sempre nortear qualquer gestão, na defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito. “São bandeiras instituídas pelo nosso Estatuto e que nós devemos cumprir. A instituição deve ir além. Ela deve ser mais do que uma instituição arrecadadora e fiscalizadora, deve ser um norte, o farol para a advocacia”, completou.

Eleições

Conforme o edital 156/2021, publicado no Diário Eletrônico da OAB do dia 7 de outubro, as eleições da OAB Roraima vão acontecer no dia 30 de novembro de 2021. No mesmo documento foi divulgada a composição da comissão eleitoral, formada por seis profissionais da advocacia roraimense e presidida pelo advogado Manoel Leocádio de Menezes.

O votação ocorrerá no período contínuo das 9h às 17h, na sede da Seccional, localizada na Avenida Ville Roy, 4284, Aparecida, zona Norte de Boa Vista. Podem votar os profissionais adimplentes. Só poderão participar das eleições os profissionais que conseguirem regularizar a situação financeira até o dia 31 de outubro. 

A eleição da OAB vai escolher a nova diretoria da Seccional, os conselheiros seccionais e conselheiros federais, além da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (Caarr), para o triênio 2022/2024. 

As inscrições das chapas seguem até o dia 30 de outubro, sendo admitidos registros de chapas completas, a serem dirigidos mediante requerimento ao Presidente da Comissão Eleitoral e realizados na Secretaria do Conselho Seccional da OAB-RR, que pode ser físico ou eletrônico.