Cotidiano

Novas matrículas nas escolas estaduais iniciam dia 26

Diferente de outros anos, as matrículas serão realizadas diretamente nas secretarias das escolas pretendidas no período de 26 a 30 de abril

A partir do dia 26 de abril, os pais poderão efetuar as matrículas dos filhos nas escolas estaduais. A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) disponibilizou 11.735 vagas em 53 escolas da rede estadual de ensino da capital Boa Vista para o Ano Letivo 2021.

São 4.293 vagas para o 6° ano do Ensino Fundamental, 3.194 vagas para a 1ª série do Ensino Médio, 280 vagas para a 1ª série do Ensino Médio em Tempo Integral, 3.134 vagas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

 Há também vagas remanescentes nos CEMs (Colégios Estaduais Militarizados). São 249 vagas remanescentes para o 6° ano do Ensino Fundamental e 170 para a 1ª série do Ensino Médio, que ainda não foram preenchidas.

Diferente de outros anos, as matrículas serão realizadas diretamente nas secretarias das escolas pretendidas no período de 26 a 30 de abril, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Para efetuar a matrícula, o pai ou responsável deve apresentar cópia e original dos seguintes documentos: histórico escolar ou guia/declaração de transferência; CPF do aluno (se tiver) ou RG, ou Certidão de Nascimento do aluno, além do RG e CPF do pai, mãe ou responsável legal do aluno; comprovante de residência com CEP, cartão de vacina atualizado, cartão do Bolsa Família (se beneficiário) e duas fotos 3×4 recentes. Se a matrícula não for efetuada no período determinado, o estudante perderá a vaga.

 A escola Euclides da Cunha irá disponibilizar sorteio para as vagas (Foto: Arquivo FolhaBV)

Em três escolas haverá sorteio público para matrículas

 Em função da grande procura e para evitar o desconforto de formação de filas e aglomerações nas portas das escolas, garantindo a segurança e a saúde de pais ou responsáveis, as matrículas para as Escolas Estaduais Lobo D’Almada, Euclides da Cunha e São José, localizadas no Centro de Boa Vista, serão mediante sorteio público online.

“Estamos trabalhando com dois processos de matrículas, um direto nas escolas desejadas e o outro é o sorteio público em três escolas, tendo em vista a alta demanda e levando em consideração que os pais precisam ser bem atendidos, sem a necessidade de dormir em filas em frente às escolas, principalmente nesse período de pandemia”, destacou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

Conforme a secretária, o sistema de sorteio público será o mesmo utilizado com os Colégios Militarizados e todo o processo será virtual, sem necessidade de comparecer à escola, a fim de garantir a participação de todos os interessados.

Para o 6° ano do Ensino Fundamental, serão ofertadas 100 vagas para a Escola Euclides da Cunha e 125 vagas para a Escola Estadual São José. Para a 1ª série do Ensino Médio na Escola Lobo D’Almada, serão 190 vagas.

Inscrições para o sorteio começam nesta quinta-feira, 22

 As inscrições para o sorteio serão pela internet, no período de 22 a 26 de abril, acessando o link disponível no Portal do Governo (www.rr.gov.br) e diretamente por meio dos links https://sites.google.com/educacao.rr.gov.br/escolaestadual e https://is.gd/escolaestadualrr. O edital com as informações completas também estará disponível nos links.

 A lista preliminar de inscritos será divulgada no dia 26 de abril até às 18h. Os recursos contra a lista preliminar devem ser protocolados no dia 27 de abril das 8h às 11h30, por meio de formulário que deve ser preenchido na escola onde se pleiteia a vaga.

 A relação final de inscritos será publicada no dia 28 de abril até às 11h e o sorteio público online será no mesmo dia às 16h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Seed @SeedRoraima (Facebook e Instagram).

 A matrícula dos estudantes contemplados por meio do sorteio público nas Escolas Euclides da Cunha, São José e Lobo D’Almada será nos dias 29 e 30 de abril. Quem não comparecer à instituição de ensino para efetivar a matrícula perderá a vaga e serão chamados os demais da sequência da lista de espera.

 As aulas estão previstas para iniciar no dia 3 de maio, no formato remoto em função da pandemia do coronavírus (covid-19). E, a fim de resguardar a vida e garantir a preservação da saúde de professores, servidores, pais e estudantes, as aulas presenciais seguem suspensas, conforme Decreto do Governo do Estado n°29.241-E, de 27 de agosto de 2020, sem previsão de retorno.