PUBLICIDADE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Novo exame descarta Ocorrência de Raiva Animal em Boa Vista
Por Folha Web
Em 23/07/2019 às 00:25
O primeiro resultado feito pelo Instituto Evandro Chagas foi de positivo, mas a prova biológica classificou como negativo para raiva (Fotos: Jackson Souza)

Nova análise de prova biológica descartou diagnóstico de raiva animal, identificado em maio deste ano no bairro Asa Branca, em Boa Vista. O resultado foi liberado nesta semana pelo Laboratório Central de Saúde Roraima (LACEN).

Assim que o caso foi notificado, as equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) estiveram na casa e recolheram o corpo do animal que morreu após morder duas pessoas.

O primeiro resultado de investigação direta que avaliou o cérebro do animal, feita pelo Instituto Evandro Chagas, à época, foi de positivo para a doença. O Lacen recebeu o resultado e o informou à Prefeitura de Boa Vista.

PUBLICIDADE

No entanto, um segundo exame (prova biológica), também feito pelo Instituto Evandro Chagas, classificou o resultado como negativo para raiva. Essa contraprova é considerada conclusiva.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, explica que o município seguiu todos os protocolos preconizados para o enfrentamento de situações como essa.

“Queremos tranquilizar a população, pois assim que soubemos do caso seguimos os protocolos do Ministério da Saúde, tanto em relação à coleta de material para os exames necessários como o acompanhamento da família onde morava o animal. Fizemos ainda o bloqueio na área em que era necessário vacinar os animais naquela localidade”, explicou Francinete.

Ações – Após a notificação do caso, a prefeitura iniciou o bloqueio vacinal com vacina antirrábica nos animais próximos à residência onde o animal foi identificado.

Foram imunizados durante as ações 6.150 cães e 1.976 gatos nos bairros Asa Branca, Liberdade, Pricumã, Tancredo Neves, Cambará, Buritis, Cinturão Verde, Santa Tereza, Caimbé e Jóquei Clube. A cobertura vacinal de cães e gatos em Boa Vista ultrapassou a meta estabelecida no ano passado, segundo a Prefeitura, e este ano as equipes já imunizaram mais de 33 mil animais.

***
Gostou?
1
0
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!