Cotidiano

Novo exame descarta Ocorrência de Raiva Animal em Boa Vista

Nova análise de prova biológica descartou diagnóstico de raiva animal, identificado em maio deste ano no bairro Asa Branca, em Boa Vista. O resultado foi liberado nesta semana pelo Laboratório Central de Saúde Roraima (LACEN).

Assim que o caso foi notificado, as equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) estiveram na casa e recolheram o corpo do animal que morreu após morder duas pessoas.

O primeiro resultado de investigação direta que avaliou o cérebro do animal, feita pelo Instituto Evandro Chagas, à época, foi de positivo para a doença. O Lacen recebeu o resultado e o informou à Prefeitura de Boa Vista.

No entanto, um segundo exame (prova biológica), também feito pelo Instituto Evandro Chagas, classificou o resultado como negativo para raiva. Essa contraprova é considerada conclusiva.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, explica que o município seguiu todos os protocolos preconizados para o enfrentamento de situações como essa.

“Queremos tranquilizar a população, pois assim que soubemos do caso seguimos os protocolos do Ministério da Saúde, tanto em relação à coleta de material para os exames necessários como o acompanhamento da família onde morava o animal. Fizemos ainda o bloqueio na área em que era necessário vacinar os animais naquela localidade”, explicou Francinete.

Ações – Após a notificação do caso, a prefeitura iniciou o bloqueio vacinal com vacina antirrábica nos animais próximos à residência onde o animal foi identificado.

Foram imunizados durante as ações 6.150 cães e 1.976 gatos nos bairros Asa Branca, Liberdade, Pricumã, Tancredo Neves, Cambará, Buritis, Cinturão Verde, Santa Tereza, Caimbé e Jóquei Clube. A cobertura vacinal de cães e gatos em Boa Vista ultrapassou a meta estabelecida no ano passado, segundo a Prefeitura, e este ano as equipes já imunizaram mais de 33 mil animais.