Cotidiano

Novo terremoto atinge Guiana e é sentido em Roraima

Informação passada por moradores da Capital é que tremor foi sentido nos bairros Centro, Caçari e São Pedro

Um novo terremoto de magnitude 4.8 MB foi confirmado nesta sexta-feira, 26, na Guiana. A população de Roraima voltou a reportar a sensação de tremor de terra por volta das 13h. O relato é de tremores sentidos nos bairros Centro, Caçari e São Pedro na Capital e no município de Bonfim. 

A informação de um novo terremoto nos arredores do estado foi confirmado por volta das 13h30 pelo Centro de Sismologia da USP. Apesar da intensidade, a sensação foi de leve tremor, com permanência de poucos segundos. Usuários da internet também comentaram sobre a sensação pelas redes sociais.

“Só eu senti um leve tremor de terra agora há pouco aqui em Boa Vista?”, disse um internauta nas redes sociais. Senti minha mesa tremer, pensava que era terremoto de novo”, completou outra.

Internautas relatam sensação de tremor nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)

Segundo informações do Centro de Sismologia da USP, tremores fortes em Roraima podem ser resultado do deslocamento repentino em alguma falha geológica na crosta. Esse deslocamento, por sua vez, é causado por tensões geológicas presentes em toda a placa tectônica da América do Sul.

Além dessas tensões, outro fator que pode ajudar a explicar o tremor são áreas de fraqueza da crosta terrestre.

“Na divisa Roraima/Guiana há uma feição topográfica marcante, chamada “Graben do Takutu”. Este graben é um vale estreito e comprido que começou a se abrir na era Mesozóica, quando a América do Sul já era uma região bem estável. Esta abertura foi “abortada” e a área se estabilizou. Se a abertura tivesse continuado, hoje poderia haver um braço de mar em Roraima. No entanto, mesmo estando “estabilizada” há 100 milhões de anos, o graben pode ser uma região de fraqueza da crosta, como se fosse uma cicatriz não totalmente curada”, explica o Centro.

Terremoto alcançou 4.8 MB (Foto: Centro de Sismologia da USP)

TERREMOTO – O tremor ocorrido na divisa Guiana/Roraima em janeiro deste ano foi o maior sismo intraplaca sentido no Brasil desde 1955, superando o sismo de mb 5.5 ocorrido em Codajás (AM) em 1983. A magnitude medida pelo Centro de Sismologia da USP foi mb 5.6 e pelo U.S. Geological Survey Mw 5.7 (a margem de erro de cada magnitude é ± 0.1 a 0.2). O tremor foi sentido em todo o estado de Roraima e até em Manaus.

Leia mais: 

Tremor de terra assusta moradores de Boa Vista – Folha de Boa Vista