Cotidiano

Núcleo recebeu 12 denúncias sobre tráfico de pessoas em Roraima

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será lembrado com a realização de um Webinário, logo mais às 16h

Desde o ano de 2016, o Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (NPTP/PEM), recebeu 12 denúncias relacionadas a tráfico de pessoas no estado.

Além disso, o núcleo realizou 70 ações, e percorreu oito municípios (Bonfim, Pacaraima, Caracaraí, Rorainópolis, Novo Paraíso, Manaus, Lethen e Georgetown).

Com o projeto Educar é Prevenir, foram atendidas 33 escolas estaduais de ensino médio na capital e interior. E 1740 professores e funcionários foram capacitados através de palestras e rodas de conversa com autoridades. Além de 5.400 alunos que participaram de palestras.

De acordo com o coordenador do NTPM, Glauber Rolim Batista, o núcleo  tem uma importância  significativa no Estado visto que aqui possui duas fronteiras internacionais.

“A relevância do trabalho busca a garantia do atendimento especializado com acolhimento humanizado das vítimas encaminhando-as a rede de atendimento. Busca também na criação de projetos sociais e campanhas/ações atingir público-alvo do Tráfico de Pessoas através da prevenção, firmando parcerias com a rede de serviços a fim de combater o tráfico de pessoas no Estado de Roraima”, informou.

 

Evento on-line sobre tráfico de pessoas ocorre hoje à tarde nos canais da Ejurr

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será lembrado com a realização de um Webinário, logo mais às 16h. O evento é coordenado pelo Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas – COESTRAP/RR, em parceria com a Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr).

A transmissão será feita por meio dos canais oficiais da Ejurr nas plataformas YouTube, Instagram e Facebook.

O evento terá como mediadores os magistrados Graciete Sotto Mayor Ribeiro – Tribunal de Justiça de Roraima, Eliane Cunha Martins Leite – Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e Felipe Bouzada Flores Viana – Tribunal Regional Federal da 1ª Região, membros do COESTRAP/RR.

Confira a programação:

Tema: Panorama do Tráfico de Pessoas no Estado de Roraima e o Atendimento Psicossocial

Palestrante: Maria do Socorro Batista Santos – Procuradora Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher/ Assembleia Legislativa de Roraima;

Tema: Constitucionalidade, convencionalidade e combate ao trabalho análogo ao escravo no Brasil

Palestrante: James Magno Araújo Farias – Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 16º Região/MA

Tema: Enfrentamento ao tráfico de pessoas sob a ótica da investigação criminal

Palestrante: Richard Murad Macêdo – Delegado Federal – Superintendente Regional (Titular) SR/PF/RR

Tema: A Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na perspectiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Palestrantes: Cláudio de Castro Panoeiro – Secretário Nacional de Justiça/ Ministério da Justiça e Renata Braz Silva – Coordenadora-Geral de Enfrentamento e Contrabando de Migrantes/ Ministério da Justiça