Cotidiano

Número de agentes penitenciários com coronavírus aumenta 130%

Na última quarta-feira, 06, eram 18 servidores com a doença; já nesta sexta-feira, 08, o índice subiu para 42 funcionários com o novo coronavírus

O índice de agentes penitenciários em Roraima com covid-19 aumentou 133% em dois dias. Conforme informações da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) na última quarta-feira, 06, eram 18 servidores com a doença. Já nesta sexta-feira, 08, o índice subiu para 42 funcionários com o novo coronavírus.

A informação foi repassada à Folha após o registro da segunda morte por covid-19 dentro do sistema prisional, sendo um caso ocorrido na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e na Cadeia Pública de Boa Vista. 

Segundo a Sejuc são 42 casos confirmados de covid-19 no sistema prisional entre os agentes penitenciários. A Secretaria esclarece que os agentes com a confirmação da doença estão afastados para recuperação, e que promove o isolamento de reeducandos testados positivamente, a fim de evitar a proliferação do vírus nos presídios do Estado.

A Sejuc ressaltou ainda que desde o início da pandemia do novo coronavírus estão sendo adotadas medidas no sistema prisional e que estão sendo cumpridos os protocolos preventivos acerca da covid-19, com a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para agentes e demais servidores que trabalham no sistema.

“Além disso, as visitas e atividades externas estão suspensas, e a higienização nas unidades é feita de forma reforçada, tendo em vista que a doença é de fácil contágio”, finalizou a Sejuc.

ENTENDA – Na última quarta-feira, 06, a Sejuc informou, por meio de nota que existiam naquele momento 07 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e 18 agentes penitenciários do Estado confirmados com Covid-19. Nos dados atuais, os 42 casos são referentes somente aos agentes penitenciários e não incluem os servidores que prestam serviço para a FTIP.