Cotidiano

Número de casamentos reduz durante pandemia de coronavírus

O número de uniões teve queda de 70% durante o período de isolamento social

O isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, tem sido o principal responsável pela queda no número de casamentos civis em Roraima.

De acordo com dados divulgados pelo cartório Daniel Aquino, desde o início da pandemia que teve início no estado no mês de março, 91 casamentos foram realizados, enquanto no mesmo período do ano passado, foram registrados 303 uniões, o que representa uma redução de 70%.

Os dados revelam ainda que o mês de maio foi o que registrou maior queda, com a realização de 23 casamentos. No ano passado, foram realizadas 104 uniões no mês, ou seja, 78% a menos.

O tabelião Daniel Aquino disse que a impossibilidade de aglomerações e a crise financeira são fatores que agravaram a situação.

“Temos que levar em conta que as cerimônias de casamento coletivo estão proibidas para se evitar aglomeração. Estamos realizando apenas cerimônias individuais, e com a crise o dinheiro ficou mais curto, e as pessoas pensam duas vezes antes de dar o grande passo”, informou.

No Cartório Loureiro – 1º Ofício de Notas e Registros de Boa Vista o número de casamentos em 2019, no mês de março foi de 65; abril, 65; e maio, 95. Neste ano foram: março, 57; abril, 50; e maio, 52.