Cotidiano

Número de casos confirmados sobe para 70 na Venezuela

Ministro Jorge Rodríguez anunciou que médicos integrais comunitários e médicos cubanos vão visitar casa por casa pessoas que estão sintomas associados a doenças respiratórias

O número casos confirmados de pacientes infectados com o novo coronavírus na Venezuela aumentou de 42 para 70, anunciou o ministro venezuelano de Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez.

“No da de ontem tivemos 27 novos casos. Na Venezuela há 70 casos devidamente diagnosticados da covid-19, todos em isolamento e atendidos”, disse o ministro à televisão estatal venezuelana.

Segundo Jorge Rodríguez há “dois casos críticos que estão hospitalizados em centros clínicos privados” no Estado de Miranda (sul e oeste de Caracas).

“Destes 70 casos confirmados, temos 15 casos recuperados, sem nenhum falecido”, frisou.

O ministro insistiu que todos os casos registados no país foram importados da Europa (Espanha e Itália), da Colômbia, do Panamá e dos Estados Unidos de América (EUA).

O governante lamentou a situação em Itália e acusou a Espanha de ter tomado medidas de isolamento social muito tarde.

“A Venezuela é o epicentro de todos os ataques, de todas as cooperações mediáticas mundiais”, disse Rodríguez, fazendo alusão a notícias que questionam o sistema de saúde venezuelano e “ataques” dos EUA.

Segundo Jorge Rodríguez, a Venezuela foi o primeiro país da América Latina em tomar todas as medidas de isolamento social para combater a pandemia do novo coronavírus, com base em parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por outro lado, precisou que 10.118.857 cidadãos participaram numa sondagem sobre sintomas da covid-19 através da plataforma Pátria (do Cartão da Pátria, promovido pelo Partido Socialista Unido da Venezuela, partido do Governo).

Jorge Rodríguez anunciou que médicos integrais comunitários e médicos cubanos vão visitar casa por casa 16.366 pessoas que terão sintomas associados a doenças respiratórias.

A Venezuela, país onde vive uma numerosa comunidade portuguesa, está desde sexta-feira, em “estado de alerta”, o que permite ao executivo decretar “decisões drásticas” para combater a pandemia.

O “estado de alerta” foi decretado por 30 dias, prorrogáveis por igual período.

Os voos nacionais e internacionais estão restringidos no país.

Desde segunda-feira que os venezuelanos estão em quarentena, estando impedidos de circular livremente entre os vários estados da Venezuela.

Fonte: Portal Expresso