Cotidiano

Número de internados com Covid dobra em duas semanas em Roraima

Informação é do boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde

Roraima chegou nessa segunda-feira (17) à marca de 114 pacientes internados com a Covid-19 em todos os tipos de leitos hospitalares públicos. O número representa um salto de 148% em relação a duas semanas atrás, quando o estado tinha 46.

Mas em relação a domingo, quando havia 97 internados, o aumento corresponde a 17,5%. As informações são do boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Nessa segunda, a Sesau abriu mais dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Roraima (HGR), que agora possui 27 nessa modalidade. Desses, 17 estão ocupados, o que representa 63% de taxa de ocupação. Esses leitos recebem os pacientes mais graves da doença.

O Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC), por sua vez, registrou em 24 horas um salto de 45 para 58 o total de internados, o que representa 81% de taxa de ocupação dos 72 leitos clínicos disponíveis. Na mesma unidade, agora metade dos 12 respiradores mecânicos estão sendo usados (50%).

Na Maternidade, três dos nove leitos de UTI para crianças e recém-nascidos estão ocupados (33%), 13 dos 16 leitos clínicos adultos estão ocupados (81%) e um dos 16 clínicos adultos está ocupado (6%).

No Hospital da Criança Santo Antônio, com leitos para crianças e recém-nascidos, um dos cinco de UTI está ocupado (20%), enquanto nos clínicos a ocupação ocorre em 21 dos 49 (43%), segundo a última atualização

Em Rorainópolis, Sul de Roraima, os 11 leitos clínicos do Hospital Ottomar de Souza Pinto seguem vazios pelo 27º dia seguido.

Dois novos recuperados

Por outro lado, nessa segunda, dois pacientes foram considerados recuperados da Covid-19, subindo para 126.936 o total geral de recuperações na pandemia.