Cotidiano

Número de leitos de UTI em RR é o menor do estados do Norte

Segundo dados do Ministério da Saúde, Roraima tem apenas 25 leitos de UTI

O Estado de Roraima conta hoje com 25 leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em instituições públicas, para uma população estimada em 600 mil habitantes, segundo dados do painel de leitos e insumos do Ministério da Saúde.

O número é diferente do informado pelo governo na semana passada para a Folha de Boa Vista. O Estado disse que Roraima conta com 10 leitos de UTI voltados para o atendimento aos casos de COVID-19, 20 leitos de UTI para tratamento de outros tipos de enfermidade e 11 leitos para cuidados semi intensivo.

Além disso, o secretário de Saúde, Francisco Monteiro anunciou no dia 23 de março, a contratação de 40 novos leitos de UTI no Hospital Lotty Iris e no Hospital da Mulher. O painel do Ministério da Saúde não aponta nenhum leito contratado em Roraima.

Com uma população estimada em 4 milhões de habitantes, o estado do Amazonas possui atualmente 264 leitos de UTI. Já o estado do Amapá com sua população estimada em 800 mil pessoas, possui 46 leitos de UTI.

Com base em estatísticas internacionais, cerca de 80% das pessoas que se contaminarem poderão apresentar sintomas leves, alcançando a recuperação em até 15 dias. Outras 15% poderão apresentar quadro grave, enquanto cerca de 5% poderá ficar em estado gravíssimo, necessitando de internação hospitalar em UTI.

Confira o quadro de leitos por estado do Norte

1 – Pará (PA) = 608 (20 locados)

2 – Amazonas (AM) = 264

3- Rondônia (RO) = 231

4- Tocantins (TO) = 125

5 – Acre (AC) = 48

6- Amapá (AP) = 46

7 – Roraima (RR) = 25