Cotidiano

Número de pessoas com HIV diminui em Roraima

Neste ano, Boa Vista já registrou 195, seguido por Pacaraima com 9 pessoas infectadas e Rorainópolis com 7 pessoas infectadas

Roraima registra 245 pessoas com HIV até está terça-feira (1°), o que representa uma redução se comparando com os anos de 2019 que teve 569 pessoas e 2018 com 596 infectadas. Esta informação é da gerente do Núcleo de Controle das DST/AIDS/HIV da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Sumaia Dias.

Neste ano, Boa Vista já registrou 195 infectados, seguido por Pacaraima com 9 pessoas e Rorainópolis com 7 pessoas infectadas. “A maioria é a população jovem, por isso que esse é o momento de reinventar novas estratégias para que esses jovens tenham acesso a nossa testagem e faça o seu diagnóstico o mais rápido possível”, esclareceu.

Ainda na Capital, o maior número de infectados é de jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Entre o público de 30 a 39 anos foi registrado 52 casos. Ainda em Boa Vista, conforme o Núcleo de Controle das DST/AIDS/HIV da Sesau, o público masculino lidera com 169 infectados e o público feminino com 83.

De acordo com a gerente do Núcleo de Controle das DST/AIDS/HIV da Sesau, Sumaia Dias, a Secretaria oferece tecnologias de prevenção.

“Oferecemos diagnóstico, assistência e tratamento. No que diz respeito a prevenção os preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, PREPE e PEP. Os diagnósticos para a testagem de HIV, sífilis e hepatite viral como também tratamento na forma antirretrovirais”, informou.

Segundo ela, os pacientes têm um centro de referência que se chama Said que fica no Hospital Coronel Mota. “É uma referência bem antiga no Estado e estamos estendendo esse serviço para pessoas que têm HIV”, ressaltou.

SEMINÁRIO

Nesta Semana está sendo realizado o IV Seminário IST/HIV/AIDS: Laços e Abraços em Tempos de Covid-19, com o objetivo de fortalecer a prevenção e divulgar mensagens de esperança e solidariedade.

“Por meio desse seminário, reafirmamos o compromisso que temos com a população que vive com HIV. Dia 1º de dezembro é sempre um momento de reflexão para que possamos continuar nessa luta, oferecendo tecnologias para que o usuário possa acessar as nossas unidades de saúde para a prevenção do preservativo masculino e feminino e fazer a sua testagem”, finalizou Sumaia.

Sumaia Dias: “Por meio desse seminário, reafirmamos o compromisso que temos com a população que vive com HIV” (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Publicidade