Cotidiano

O que comer antes e depois da prova

I Corrida Folha de Boa Vista ocorre neste domingo (27)

Quase tudo pronto para a I corrida Folha de Boa Vista, que marcará as comemorações dos 36 anos de fundação do Jornal Folha de Boa Vista. O evento ocorrerá neste domingo (27), no estacionamento do Estádio Canarinho. A concentração está marcada para às 17h e largada prevista para às 17h30. A prova terá percurso de 5 km e contará com participação de 400 pessoas inscritas. 

Confira o que comer na véspera da corrida e ao longo do percurso para ter melhor desempenho

Antes da prova

Não coma nada diferente do que foi testado durante o período de preparação. Consumir coisas que não está acostumado pode causar um possível mal-estar durante a corrida.

É importante aumentar o estoque de glicogênio muscular para ter uma maior reserva de energia na prova. Para isso, priorize a ingestão de alimentos fontes de carboidrato, como arroz, pão e macarrão integrais; batata-doce e inglesa; banana; mel.

O consumo de proteínas continua muito importante nessa fase. A substância fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção da massa muscular. Em todas suas refeições, inclua ao menos uma porção do nutriente. Pode ser queijo branco, peito de peru, carne bovina magra (filé-mignon, patinho, alcatra), frango ou peixe.

Evite alimentos ricos em gordura saturada (manteiga, leite integral, requeijão e queijos amarelos), frituras, comida japonesa (por causa do peixe cru), pizza e outros fast-foods, doces, bebidas alcoólicas, frutas laxativas (ameixa, mamão) e vegetais crucíferos, que podem gerar gases, como brócolis, couve-flor, couve, repolho e nabo.

Maneire na ingestão de fibras (aveia, milho, feijão, lentilha), para evitar qualquer desconforto intestinal.

Durante

O recomendado é beber de 150 ml a 250 ml de água a cada 15 ou 20 min de corrida. Isso é uma regra geral. A quantidade varia muito de pessoa para pessoa e condições climáticas. O principal é você nunca esperar sentir  sede para ingerir líquidos (o que já é um sinal de desidratação).

Depois

Procure tomar cerca de 1,5 litros de água nas horas após o exercício, para repor os líquidos perdidos. Continue bebendo água o tempo todo ao longo do dia.