Cotidiano

Objetivo é inserir Roraima no mercado global, diz titular da Seapa

Emerson Baú explica que o “Plano de Desenvolvimento do Estado - Roraima 2030” visa diferenciar a região dentro da própria Amazônia

Com objetivo de auxiliar no desenvolvimento social e econômico de Roraima, a administração estadual está elaborando o “Plano de Desenvolvimento do Estado – Roraima 2030”. A ideia é que o projeto será formulado com apoio das secretarias estaduais, poder legislativo, judiciário e da sociedade em geral.

A informação foi repassada pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emerson Baú, em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 08. Segundo o titular da Seapa, o planejamento do Estado para os próximos 10 anos é uma forma de possibilitar um trabalho de visão mais ampla e que facilite o desenvolvimento do Estado.

Emerson explica que o planejamento é focado em decisões macro com o estabelecimento de sete grandes eixos estruturais: economia ou gestão; desenvolvimento sustentável; infraestrutura; saúde; educação; bem-estar e segurança.

“Esses eixos vão estar divididos em três objetivos macros, que serão o direcionador dos planos e programas. A ideia do planejamento é uma visão mais ampla. Os projetos técnicos entram em caráter específicos, de acordo com o gestor que estiver à frente”, explica o secretário. “Por exemplo, o setor de infraestrutura não pensa somente na malha viária, mas também a questão energética, de acesso à internet e telefonia”, completa.

No caso do desenvolvimento sustentável, o foco será buscar um impulsionamento econômico ambiental por meio de planos e projetos de incentivo aos pequenos produtores: resolução de empecilhos burocráticos que impedem o processo de licenciamento ambiental e regularização fundiária, certificação de qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, além das outras formas de garantir que Roraima tenha um espaço no mercado global, diz Baú.

“Temos uma realidade da Amazônia que temos que trabalhar com ela. Recentemente lançamos o Plano ABC, de Baixo Carbono. O Estado era o único que não tinha esse plano. Temos que trabalhar a questão da segurança jurídica, a organização do ambiente de negócios e o fortalecimento de setores estratégicos para inserir Roraima no mercado global”, afirma.

Baú ressalta que o maior objetivo é uma forma de transformar Roraima em um estado atrativo, com um valor agregado e não restringido ao mercado local. “Ou seja, um Estado com uma produção diferenciada dentro da própria Amazônia e que a gente possa ter menos problema de escoamento de produção; ter acesso à mercados que pagam mais e gerar mais recursos para o produtor no sentido de rentabilidade para a sua produção e, consequentemente para a sociedade como um todo”, destaca.

Para o secretário, o “Plano de Desenvolvimento do Estado – Roraima 2030” ultrapassa os limites dos quatro anos de gestão, de quem estiver à frente do Governo do Estado. “Falta uma visão de horizonte e com isso as políticas ficam muito restritas à um único mandato. Acabam ocorrendo muitos conflitos políticos partidários, deixando de olhar para um benefício muito maior, que é do Estado como um todo”, reforça.

O titular da Seapa reforça ainda que a iniciativa de tentar criar cenários para os próximos dez anos, para balizar os outros instrumentos de planejamento como as leis orçamentárias, precisam de apoio da classe política e populacional. “O Roraima 2030, mais do que ferramenta de planejamento, é um projeto de cenários futuros. Nós precisamos com que nossos políticos comprem esses cenários e que a população acredite nesse futuro que queremos para Roraima”, finalizou.