Cotidiano

Obra de unidade de Radioterapia está abandonada

A previsão da conclusão da construção da Unidade era para o mês de junho deste ano

RODRIGO SANTANA

Editoria de cidades

A obra de construção da Unidade de Radioterapia de Roraima, que deveria ter sido concluída no mês de junho deste ano, está parada. Nesta segunda-feira, 30, após receber a denúncia, a equipe da Folha foi até o local, que permanece fechado e sem a presença de trabalhadores. Além disso, não foi encontrado nenhum tipo de maquinário na obra.

A unidade estava sendo construída próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR), com investimento de R$ 7.209.400,90, a partir de recursos do Ministério da Saúde. 

A Folha entrou em contato com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) que informou, por meio de nota, que o Governo Federal é o responsável pela obra e que a construção foi paralisada após o fim do contrato da empresa responsável com o Ministério da Saúde. 

De acordo com a Sesau, o órgão ministerial acabou encontrando erros no processo inicial da obra, solicitando da empresa responsável as devidas correções.

Durante esse trâmite, a referida empresa solicitou uma complementação de verba, uma vez que as mudanças gerariam mais custos, e como o Ministério não quis arcar com as despesas, a empresa não teve mais interesse de retomar a obra.

“Cabe agora ao Ministério da Saúde realizar um novo processo licitatório para contratar outra empresa, para garantir a retomada das obras que se encontram paralisadas. A obrigação do Estado, nesse contexto, é fornecer mobiliários e profissionais que vão atuar na unidade”, concluiu a nota.

Pacientes aguardam unidade de Radioterapia há mais de sete anos

A implantação da unidade é aguardada pelos pacientes de câncer desde 2012, quando o estado foi incluído no Plano Nacional de Radioterapia. Marcela Gomes Leite, que realiza tratamento contra o câncer de mama, terá que fazer a radioterapia pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD), já que os procedimentos ainda não podem ser feitos em Roraima.

“Eu já estou imaginando todo o transtorno que irei passar em ter que me deslocar para outro estado para fazer a radioterapia. Acredito que não será algo fácil para mim, pois irei ficar longe dos meus filhos. Se existisse uma unidade de radioterapia aqui, poderia concluir o tratamento ao lado da minha família”, relatou. 

Marcela disse que será um grande avanço para a saúde do estado quando a unidade estiver em funcionamento, pois segundo ela existem muitas pessoas com câncer e que precisam passar por tratamento para combater a doença. 

“Conheço vários casos de pessoas que tiveram que viajar para fora do estado, que enfrentaram a distância da família. Além disso, mesmo recebendo uma ajuda de custo do governo, muitos pacientes precisam tirar dinheiro do bolso para seguir com o tratamento de radioterapia”, lembrou.

Quem passou por todo esse transtorno com tratamento fora do domicílio foi Marasselva Mendes. Ele teve que realizar o procedimento por duas vezes, em lugares diferentes, devido a um câncer de mama. 

“Para mim foi um grande desafio, pois tive que viajar sozinha. Agora imagina, eu que estava fragilizada por conta da doença e ainda tive que ficar longe de toda a minha família. Não é algo fácil uma pessoa doente ter que sair do lugar onde mora para se tratar em outro local”, afirmou.

Marasselva lembra que da última vez que viajou teve que ficar mais de quatro meses longe de casa. Com a construção da unidade de radioterapia, tudo teria sido diferente.

“Nosso estado precisa com urgência de uma unidade de radioterapia, pois existem várias pessoas que se tratam contra câncer que precisam deslocar para fora do estado para seguir com o tratamento. Esperamos que o estado conclua logo as obras da unidade que está sendo construída aqui”, cobrou.