Cotidiano

Obra inacabada dificulta vida de moradores do Sílvio Botelho

Moradores da rua Antônia Ferreira da Silva reclamam do acúmulo de lama das chuvas. O problema foi potencializado em razão de uma obra de esgotamento da Caerr

Atualizada às 11h40

A falta de planejamento na execução de obras em alguns bairros de Boa Vista tem potencializado problemas para a população nesta época de inverno. A principal reclamação gira em torno principalmente do acúmulo de lama deixado pelas chuvas nas ruas e avenidas da cidade.

Na rua Antônia Ferreira da Silva, bairro Sílvio Botelho, a situação é considerada das mais complicadas. Por não possuir asfalto, a via acabou se tornando um verdadeiro transtorno público para quem precisa sair de casa.

“A rua já tinha problemas graves e a situação piorou depois que decidiram fazer serviços de esgotamento sanitário. Pra sair de casa agora é uma complicação”, relatou Francisco Felipe de Oliveira.

Morador do bairro há 14 anos, Oliveira contou à reportagem que já solicitou dos órgãos competentes uma solução para o problema, mas que até o momento nada foi feito.

“Até mensagem foi encaminhada diretamente para a prefeita [Teresa Surita]. Ela respondeu que não era da competência da Prefeitura. A sensação que fica com tudo isso é de indignação, pois ninguém resolve nada”, completou.

Por ser um problema relacionado a obras de esgotamento, a FolhaWeb entrou em contato a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) e  aguarda posicionamento do órgão.

Prefeitura –  Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, esclareceu que a via recebeu obras de esgotamento sanitário, e nesse caso, cabe ao Governo do Estado repor o asfalto e deixar a via nas mesmas condições que antes. Mas ressalta que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos vai programar uma manutenção da via, para amenizar os transtornos aos moradores.

SEINF – Também em nota, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informa que o serviço de implantação da rede de esgoto na rua Antonia Ferreira da Silva já foi concluído e a recomposição da via foi executada pela empresa responsável pela obra.

 

“A referida rua tem uma parte de sua extensão não asfaltada e devido a esse fato, sofre com o acúmulo de água das chuvas, por não ter serviço de drenagem, que nesse caso, é de responsabilidade da Prefeitura de Boa Vista”, completou.

 

A secretaria salientou ainda que, mesmo após a conclusão da obra, os moradores devem esperar o comunicado oficial da Caerr (Companhia de Águas e Esgoto de Roraima), para fazer a ligação do esgoto da residência para a rede coletora, sob pena de estarem cometendo crime ambiental, podendo ser responsabilizados judicialmente.

 

“O Governo do Estado pede a compreensão da população, destacando a importância da implantação da rede de esgoto em toda a cidade, que terá grandes reflexos na saúde e qualidade de vida da população”, concluiu.