Cotidiano

Ocorrências com animais peçonhentos aumentaram em mais de 260%

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima orienta a população a entrar em contato imediatamente, assim que avistar um animal silvestre, ofídio ou não, nas zonas urbanas dos municípios

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) registrou um aumento de 32% no número de ocorrências relacionadas à captura de animais em Roraima no primeiro trimestre deste ano, comparado ao do ano passado. A corporação classifica este tipo de ocorrência em quatro tipos: animais domésticos, animais silvestres, ofídios peçonhentos e ofídios não peçonhentos.
 
De acordo com os dados estatísticos de ocorrências atendidas pelo CBMRR, a corporação já realizou a captura de 190 animais em 2022, sendo 58 animais silvestres (jacarés, tamanduás, porcos-espinho, pássaros, e outros), 58 animais domésticos (cães e gatos), 70 ofídios não peçonhentos e 4 ofídios peçonhentos.
 
Em 2021, durante o mesmo período analisado, a corporação registrou a captura de 144 bichos. Destes, 48 foram animais silvestres, 44 domésticos, 49 ofídios não peçonhentos e 3 peçonhentos.
 
Segundo o capitão Wenderson Carlo, comandante da Companhia de Busca e Salvamento, esse aumento se deve, em sua maioria, ao avanço das zonas urbanas dos municípios de Roraima.
 
“As zonas urbanas dos municípios de Roraima estão avançadas em áreas antes não exploradas. Locais próximos a rios, lagos e igarapés são utilizados como abrigo pelos animais. Quando a população habita a área, os animais tendem a sair e é preciso a atuação das nossas equipes”, explicou.
 
Além da expansão da ocupação humana, as chuvas registradas em fevereiro e março contribuíram para o aumento do número de ocorrências. “Com as chuvas e o consequente aumento do nível dos rios, as áreas ocupadas pelos animais são alagadas e os mesmos saem em busca de abrigo quente e seco que, normalmente, são as casas dos moradores”, disse o capitão.
 
ANOS ANTERIORES
 
Os números registrados em 2022 também são maiores que os registrados em 2020 e 2019. Em 2020, o CBMRR realizou a captura de 100 animais no período de janeiro, fevereiro e março. Já em 2019, foram realizadas 67 capturas no mesmo período.
 
“Percebemos uma elevação gradativa nos últimos 4 anos do número de ocorrências relacionadas à captura de animais, principalmente as relacionadas a ofídios não peçonhentos. Estas ocorrências sofreram um aumento de 268% entre 2019 e 2022, subindo de 19 para 70 atendimentos”, destacou o capitão.
 
ORIENTAÇÃO
 
O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima orienta a população a entrar em contato imediatamente, assim que avistar um animal silvestre, ofídio ou não, nas zonas urbanas dos municípios. É importante manter distância do animal, sem perder o contato visual com ele.
 
Outra orientação da Corporação é afastar os animais domésticos, crianças, idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção.
 
“Os animais silvestres atacam quando se sentem ameaçados ou quando estão em busca de alimentos. Manter distância e entrar em contato com o 193 é essencial para a segurança da população e do próprio animal”, destacou o capitão.
 
Já com os animais domésticos, a corporação orienta que os tutores tenham atenção com os locais onde o animal habita.
 
“O maior número de ocorrências com animais domésticos é relacionada a gatos em locais altos. Geralmente esses animais sobem quando se sentem ameaçados por estranhos ou por cães. Nestes casos, é importante retirar a ameaça da zona de visão do felino. Caso o mesmo não desça por conta própria, basta entrar em contato conosco que iremos direcionar uma equipe para resgate do animal”, informou o capitão.