Cotidiano

Ocupação Ka`ubanoco é encerrada e Clube do Trabalhador é entregue

Abrigo localizado no Jardim Floresta foi remodelado para atender as famílias que moravam no local

A devolução das instalações de Ka`ubanoco, local onde funcionava o antigo Clube do Trabalhador,  foi oficializada em solenidade nesta quarta-feira, 03. O espaço chegou a reunir mais de 800 migrantes venezuelanos.

Em coletiva de imprensa realizada hoje, o general Barros, coordenador da Operação Acolhida, explicou o abrigo localizado no Jardim Floresta foi remodelado para atender as famílias que moravam no antigo clube. A informação é que o espaço agora será restaurado e modernizado.

Barros afirmou que o processo de desocupação de 11 instalações espontâneas iniciou em parceria junto com as agências da sociedade civil e o Governo do Estado, com intuito de oferecer dignidade às pessoas que estavam no local. 

“As primeiras reuniões foram feitas com várias instituições e alinhamento com o Ministério Público Estadual, Federal e Defensoria Pública e a da União. No ano anterior, em 2019, tivemos algumas experiências que necessitavam de aperfeiçoamento do processo”, afirma.

A menção de Barros deve ser ligada à ação MPF em Roraima que, em outubro do ano passado, buscou os migrantes para ouvir as demandas da comunidade e preocupações sobre o plano de realocação da Operação Acolhida, coordenada pelo Exército.

“Tinhamos um calendário inicial que achávamos exequível para o final de novembro. E quanto chegamos aqui, verificamos que devíamos reajustar e ter outros procedimentos para ter êxito. Assim foi feito. Iniciamos um processo de diálogo diferenciado. Paulatinamente, mesmo com o covid, prosseguimos”, declarou Barros.

O coordenador da Acolhida reforçou ainda que mesmo com a desocupação do local, está longe de se resolver o problema da crise migratória em Roraima. “Vamos deixar claro que o abrigo não é a destinação final. A destinação final é a integração sim, com a sociedade brasileira, dentro dos princípios legais. É sim a interiorização”, completou.

Leia mais:

Clube do Trabalhador é desocupado e será devolvido ao Estado – Folha…

MPF diz que vai buscar diálogo sobre realocação de migrantes – Folha…