Cotidiano

Oficina virtual ensina a fazer papel reciclado

Live acontece nesta sexta dentro da Semana de Sustentabilidade da Estácio

Economizar recursos naturais, criar empregos e diminuir custos de coleta e tratamento do lixo. Esses são alguns objetivos possíveis de ser alcançados com a reciclagem de papel. E essa também será a finalidade de mais uma live que a Estácio da Amazônia vai promover nesta sexta-feira (23), dentro da programação da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

O tema da Semana deste ano é a Economia Circular, um conceito que propõe mudanças na maneira de consumir, visando minimizar o impacto das ações humanas no meio ambiente. Para oferecer mais uma oficina, a Estácio fez parceria com o Senac Roraima, que disponibilizou o professor e gerente de Educação profissional, Marnes Luís Arenhart, para apresentar todo o processo necessário para se produzir papel reciclado.

“Na oficina, vamos mostrar, orientar e ensinar como colocar o papel de molho, o tempo que precisa ficar nesse molho e todo o processo restante: bater no liquidificador, fazer a polpa, colocar depois na bacia e começar a fazer a primeira folha. Falaremos ainda sobre qual o momento adequado para tingir o papel e que tipo de tinta usar. Explicar como deixar o papel fino ou grosso, como se faz a folha e as maneiras de secar”, detalhou o professor, que é designer gráfico e pós-graduado em Educação Ambiental.

O tema da Semana deste ano é a Economia Circular, um conceito que propõe mudanças na maneira de consumir (Foto: Divulgação)

Segundo ele, além de diminuir os problemas ambientais causados pelo processo industrial de fabricação do papel, a iniciativa é também uma forma de estimular o empreendedorismo entre os alunos e a sociedade em geral ao despertar o interesse pelo mercado de reciclagem. As oportunidades são tanto para os catadores como para quem decide produzir o papel em si.

“E é por isso que vamos falar, por exemplo, sobre o que pode ser feito com o papel reciclado. Existe uma infinidade de possibilidades, até porque cada folha de papel é única. Na verdade, eu digo que são folhas exclusivas, porque cada uma vai ser diferente da outra. Alguns materiais promovem esse diferencial como o papel semente, podendo incluir até mesmo um cheiro, com canela ou orégano. A partir disso, você pode fazer, por exemplo, convite de casamento, envelopes, cartões, pastas e sacolas de papel personalizadas”, sugeriu.

SERVIÇO:

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Oficina de papel reciclado

Quando: dia 23/10

Horário: 17h

Transmissão pelo Instagram da Estácio: @estacioamaniarr

Leia mais: