Cotidiano

Ong faz atendimento a refugiados e migrantes venezuelanos

As atividades iniciaram em março, quando houve um novo agravamento da propagação do vírus e o aumento da vulnerabilidade diante à doença

Equipe de saúde da Organização Internacional para as Migrações (OIM) deixa a capital roraimense realizam atendimentos médicos com à população mais vulnerável do interior de Roraima, incluindo refugiados e migrantes venezuelanos. A atuação faz parte do trabalho da OIM em apoio à Operação Acolhida, resposta humanitária do Governo Federal.

Com suporte de duas Unidades Móveis de Saúde, veículos adaptados com equipamentos, insumos médicos e medicamentos, os profissionais embarcam na missão de prestar apoio à rede de saúde nos municípios de Roraima, que tiveram suas demandas ampliadas durante a pandemia do novo coronavírus.
As atividades iniciaram em março, quando houve um novo agravamento da propagação do vírus e o aumento da vulnerabilidade diante à doença da população refugiada e migrante venezuelana, além das comunidades de acolhida. Com o atendimento móvel, 300 pessoas já realizaram consultas médicas.

Os atendimentos começaram em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, onde parte da população venezuelana vive em ocupações espontâneas, com condições precárias de moradia. Ao visualizar a necessidade de apoio na saúde pública, a equipe se preparou para estender o suporte em outros municípios do interior de Roraima.

Conforme o coordenador de Saúde da OIM, Igor Rodrigues, as Unidades Móveis de Saúde possibilitam acompanhar o dinamismo dessa realidade migratória e ainda ir ao encontro da população brasileira. “Vamos continuar apoiando e ampliando o acesso à saúde para outros locais nos próximos meses. A agenda das viagens das unidades moveis de saúde da OIM é elaborada em conjunto com as autoridades locais, no intuito de priorizar os municípios que mais necessitam de apoio”, relatou.

Entre os serviços prestados pelos profissionais da OIM estão as consultas gerais, atendimento familiar, pré-natal, testes de gravidez e testagem rápida para detecção da COVID-19 e para Infecções Sexualmente Transmissíveis. Após o atendimento os pacientes recebem a prescrição de medicamentos, que também são fornecidos pelas equipes médicas da OIM. A equipe de saúde igualmente tem auxiliado no cadastramento para emissão do cartão do Sistema Único de Saúde, para facilitar o acesso ao sistema de saúde local da população migrante e refugiada da Venezuela.

NÚCLEO DE SAÚDE
Além das consultas realizadas com as Unidades Móveis de Saúde, a OIM dá apoio ao Núcleo de Saúde da Operação Acolhida, reposta humanitária do Governo Federal. Para complementar as atividades do local, a OIM montou uma equipe de saúde multidisciplinar, e realiza doações de medicamentos.

Localizado na capital Boa Vista, o espaço é voltado à população migrante e refugiada venezuelana que necessita cuidados médicos na atenção primária. Gerido pela Operação Acolhida, o Núcleo de Saúde oferece atendimentos para pessoas com suspeita de COVID-19, vacinação e é realizado o processo de documentação e avaliação médica para ingresso na Estratégia de Interiorização do Governo Federal.

Essas atividades da OIM são realizadas com o apoio financeiro do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.