Cotidiano

Ong prepara migrantes com cursos para o mercado de trabalho

Os cursos são promovidos pelo projeto “Acolhidos por meio do trabalho”, que apoia a integração socioeconômica de venezuelanos no Brasil

Com o objetivo de capacitar imigrantes venezuelanos para que conheçam a legislação e normas trabalhistas, cursos gratuitos estão sendo ofertado em Boa Vista, pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional, com financiamento do governo dos Estados Unidos.

Os cursos são promovidos pelo projeto “Acolhidos por meio do trabalho”, que apoia a integração socioeconômica de venezuelanos no Brasil.

A gerente do projeto na AVSI Brasil, Thais Braga, garante que cursos de capacitação podem trazer mais alternativas para o público venezuelano, que busca oportunidades no Brasil e que precisa de informações sobre como atuar no mercado de trabalho.

“Apesar de estarmos falando de pessoas que vieram de um país vizinho, entendemos que há muitas diferenças culturais e sociais entre Brasil e Venezuela, que vão além do idioma. A rotina de trabalho e a cultura profissional são outros exemplos que podem ser considerados na hora de iniciar uma atividade laboral no nosso país”, afirmou Thais.

Sobre o curso

O curso realizado presencialmente é implementado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac-RR). Serão realizados nos quatro abrigos gerenciados pela AVSI Brasil, em Boa Vista: São Vicente 1, Rondon 1, 2 e 3, na forma de rodízio, sendo um abrigo por semana.

Os inícios das atividades se iniciaram no dia 19 de outubro, no abrigo Rondon 2. Já passou pelo Rondon 1, agora segue no Rondon 3.

Será aplicado no abrigo São Vicente 1, nas próximas duas semanas, e depois finaliza com mais turmas nos abrigos Rondon 2 e no Rondon 3, até dezembro. Cada abrigo conta com duas turmas diárias (manhã e/ou tarde), com carga horária de 20 horas, em dias úteis.

Ao final do curso, o aluno que apresentar 100% de presença (nenhuma falta) receberá um certificado de conclusão com validade para todo o território brasileiro. Está estimada a entrega de 632 certificados até o final do projeto, previsto para setembro de 2021.

As turmas são compostas em grupos de 10 a 20 alunos, dependendo do abrigo. Medidas de Segurança Sanitária serão aplicadas a fim evitar propagara Covid-19.

O “Acolhidos Por Meio do Trabalho” visa fortalecer as ações da Operação Acolhida – força tarefa humanitária liderada pelo Governo Federal (Foto: Divulgação)

Para participar

As inscrições serão feitas nos abrigos gratuitamente pelos venezuelanos interessados. Para se inscrever é preciso ter acima de 18 anos e que tenha interesse em ser interiorizados para outras localidades do Brasil. Além de ter que apresentar CPF, Protocolo de Refúgio/Residência e um documento com foto para a matrícula.

O projeto

O “Acolhidos Por Meio do Trabalho” visa fortalecer as ações da Operação Acolhida – força tarefa humanitária liderada pelo Governo Federal. A iniciativa conta com o apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O projeto é implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos.