Cotidiano

Onze escolas de Roraima vão receber projeto piloto do Novo Ensino Médio

Programa promete melhorar os índices educacionais e traz mudanças, como a ampliação da carga horária anual, de 800 horas para 1.000 horas

O Novo Ensino Médio está em fase de implantação em todo o Brasil. Em Roraima, onze escolas da capital, do interior e de comunidades indígenas vão receber o projeto piloto como parte das ações de implementação, ainda em 2021 e em 2022.

O programa promete melhorar os índices educacionais e traz mudanças, como: a ampliação da carga horária anual (de 800 horas para 1.000 horas); os itinerários formativos, pelos quais os alunos poderão escolher caminhos de aprofundamento de estudo; e o Projeto de Vida, relacionado aos talentos e às vontades dos estudantes.

“O Novo Ensino Médio é uma resposta às defasagens do segmento e às necessidades dos jovens do século XXI. As mudanças visam garantir que os jovens saiam preparados para alcançar seus objetivos, sejam profissionais ou acadêmicos”, disse Aldevânia Matos, coordenadora do Novo Ensino Médio na Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

O estado tem 166 escolas com o Ensino Médio, que atendem 20.608 estudantes. A Seed espera que, além das 11 escolas piloto, estenda o Novo Ensino Médio a todas as demais escolas estejam inseridas no programa, até 2023.

As escolas piloto são: Lobo D’Almada, Monteiro Lobato, Maria das Dores Brasil, Major Alcides Rodrigues dos Santos, Mário David Andreazza, América Sarmento Ribeiro, Indígena José Marcolino (Pacaraima), Presidente Castelo Branco (Caracaraí), José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), José de Alencar (Rorainópolis) e Padre José Monticone (Mucajaí).

O DCRR (Documento Curricular de Roraima) do Ensino Médio, que define as aprendizagens essenciais para o estudante nesta etapa de ensino, já foi devidamente aprovado pelo CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima), o que representa mais um avanço em direção às mudanças. O documento foi construído de acordo com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Live vai abordar os desafios do Ensino Médio no Brasil

Como parte das ações do processo de implementação do Novo Ensino Médio no estado, a Seed promoverá no próximo dia 18, às 9h, uma live direcionada aos estudantes do Ensino Médio, do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e professores da rede estadual de ensino. A transmissão será pelo canal do Youtube NTE Roraima.

A live será promovida por meio de parceria entre Governo de Roraima/Seed e Sebrae/RR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e terá como tema central a palestra “O novo Ensino Médio: um desafio para a Educação Brasileira”, com a pedagoga Priscila Pereira Boy, especialista em BNCC e Reforma do Novo Ensino Médio.

Depois da live, a equipe pedagógica da Seed promoverá o “Dia E – Escuta Qualificada do Novo Ensino Médio”, realizando um convite para que estudantes do Ensino Fundamental e professores acessem um link e respondam questões relacionadas ao tema.

“A intenção é ouvir alunos e professores na construção de ações de flexibilização curricular para a implementação de itinerários formativos para o ano de 2022”, informou Aldevânia, que adiantou que a Seed também pretende realizar escutas em escolas indígenas.