Cotidiano

Operação na TI Yanomami destrói equipamentos usados em garimpo ilegal

As diligências também têm sido realizadas em portos clandestinos, vias fluviais e estradas que provêm apoio logístico a crimes ambientais cometidos na reserva indígena

Uma operação multiagências com foco no combate ao garimpo ilegal e a ilícitos ambientais na Terra Indígena Yanomami está sendo realizada sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

A operação Guardiões do Bioma – Terras Indígenas, teve início na segunda-feira, 25, e conta com a atuação de 12 instituições federais em Roraima.

De acordo com o Ministério da Justiça, as ações ostensivas de repressão a ilícitos ambientais e extrusão de garimpeiros estão sendo feitas pela Polícia Federal e Ibama, que têm agido no combate à extração ilegal de minério e à prática de outros crimes na região. Com isso, equipamentos e maquinários utilizados para o cometimento dos crimes foram destruídos, bem como a infraestrutura de suporte às atividades ilegais, inclusive acampamentos em locais proibidos.


12 instituições fazem parte da Operação (Foto: Reprodução/MJSP)

Ainda de acordo com o MJSP, também foram colhidos elementos de prova para subsidiar investigações em andamento ou para a instauração de novos procedimentos.

As diligências também têm sido realizadas em portos clandestinos, vias fluviais e estradas que provêm apoio logístico a crimes ambientais cometidos na reserva indígena.  

Além da Polícia Federal e do Ibama, participam das ações o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); o Exército Brasileiro; Força Aérea Brasileira (FAB); a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP); a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).