Cotidiano

Oposição tenta manipular processo eleitoral da Uerr, diz reitor

A busca incessante pelo poder no âmbito da Universidade Estadual de Roraima tem levado pessoas a uma verdadeira balbúrdia e ao início frenético de uma campanha de fake news em torno da administração superior da Instituição. O início do processo eleitoral tem sido alvo de críticas por pessoas que não só não possuem a hombridade de se apresentarem como candidatos, ou ainda cumprirem os requisitos formais exigidos para serem candidatos, mas sobretudo são pessoas que tentam de todas as formas golpear a legalidade dos atos praticados em busca de cargos, poder e satisfação de egos pessoais.

Na qualidade de Reitor da UERR, com minha equipe, promovemos diversos avanços para nossa Instituição: implantação do curso de medicina, criação do campus de excelência aplicada à educação, elevação de notas do ENADE, aquisição de mobiliário e acervo bibliográfico, reformas das unidades e laboratórios, enfim, diversas ações que trouxeram o brilho e a altivez que a UERR merecem.

Mas em um cenário de beligerância que tenta se implantar, eis que a cegueira deliberada e seletiva de alguns, em nome de seus interesses particulares, simplesmente ignorando tudo aquilo que de bom e próspero já aconteceu, nasce uma verdadeira campanha injuriosa, difamatória e caluniosa que se iniciou nesse ano, atacando pessoalmente a mim, minha equipe e até mesmo minha família. Buscaram sem sucesso que essas inverdades fossem consumidas internamente e o efeito foi justamente o contrário: a união da maioria de nós se fortaleceu!

Agora, tentam manipular a opinião pública com falsos discursos, levando a crer que há ilegalidade em tudo aquilo que fazemos, mas esquecem de citar que o próprio Poder Judiciário já negou por mais de uma vez seus pedidos descabidos, esses sim, passam ao largo da legalidade. Democracia também se faz respeitando o desejo de uma maioria e não, em absoluto, impondo o desejo de uma minoria. O processo eleitoral tem suas regras próprias e tergiversá-las, isso sim, representa o descalabro em prol de interesses obscuros. A oposição que se formou para buscar o cargo de Reitor e Vice-Reitor, mesmo que seja por meio de manobras escusas e ilegais, que até dispensam comentário nesse momento, foram incapazes de seguir as regras claramente definidas no Edital específico e agora, desejam de qualquer forma verem o pleito anulado.

Do que injustamente, falsamente e a todo tempo me acusam, não pode ser objeto de escárnio e apuração pelas redes sociais, panfletos apócrifos ou notícias de conteúdo ofensivo e patrocinado. Para isso, existem órgãos vocacionados constitucionalmente a apuração, e resta questionar o porquê dessas pessoas que tanto bradam o respeito à legalidade não procurarem diretamente esses órgãos para levarem as suas falsas denúncias. A resposta talvez seja que nem elas mesmas acreditam naquilo que propagam e muito menos respeitam as instituições de controle e as decisões do próprio Poder Judiciário.

De resto, sigo firme na certeza de que já fizemos muito e com poucos recursos, e que ainda há muito a se fazer nossa Universidade, com transparência, responsabilidade e compromisso. Estou e estarei sempre aberto à críticas, mas jamais vou aceitar que mentiras sejam propagadas em desfavor da minha honra e dos nossos servidores.

Regys Freitas

Reitor da UERR