Cotidiano

PARLAMENTO JOVEM: Estudantes roraimenses são finalistas

No Parlamento Jovem Brasileiro, os estudantes vivenciam as principais etapas do processo legislativo na Câmara dos Deputados, em Brasília

As estudantes Amanda Furtado, Alexsandra Vitória Oliveira e Marinara Borges (todas da Escola Estadual Lobo D’Almada), e Raiane Cristina Maluf, do CBVZO-IFRR (Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima), são finalistas da 17° edição do PJB (Parlamento Jovem Brasileiro).

A Coordenação Estadual do PJB divulgou o resultado preliminar do processo de pré-seleção das inscrições para o programa. Todos os estudantes pré-selecionados serão convocados via e-mail e telefone. O resultado oficial da pré-seleção será divulgado dia 10 de agosto e o resultado final no dia 18 de setembro, na página do PJB no portal da Câmara dos Deputados.

Uma das quatro alunas finalistas será empossada deputada jovem e representará o Estado de Roraima na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), momento em que poderá vivenciar as principais etapas do processo legislativo, debatendo temas relevantes para o País. Será escolhido um representante de cada Estado e do Distrito Federal.

“O PJB é um programa de grande importância para o estudante, pois o prepara para o exercício da cidadania”, explicou a coordenadora estadual do PJB na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Leandra Teixeira.

Saiba mais sobre o PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia, dirigido a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil, realizado pela Câmara de Deputados. O objetivo do PJB é proporcionar aos jovens a vivência do processo político e democrático durante uma semana em Brasília (DF), em uma simulação da jornada parlamentar, com diplomação, posse e exercício de mandato como deputado jovem.

 As despesas com passagens aéreas, acomodações, alimentação e deslocamento dos estudantes são custeadas pela Câmara dos Deputados. Durante o evento na capital do País, os jovens são acompanhados pelos coordenadores estaduais, designados pelas secretarias estaduais de Educação, e por profissionais de relações públicas da Câmara dos Deputados.

 As etapas seguintes do programa ainda não têm datas definidas, mas a intenção é que ocorram nos meses de outubro e novembro a preparação à distância dos selecionados e início da Jornada Parlamentar Virtual 2021. A data da participação dos estudantes na simulação da Jornada Parlamentar na Câmara Federal ainda será definida.