Cotidiano

PF de RR tem melhor nota do país em eficiência administrativa

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

A Superintendência da Polícia Federal em Roraima conseguiu, em 2019, um dos melhores desempenhos do Brasil, conforme relatório de alcance de metas nacional.

O delegado regional executivo da Polícia Federal roraimense, Marcos Ronki, afirmou que os serviços voltados à imigração, que abrangem emissão de passaporte, processo de refúgio, recebimento do processo de residência temporária e emissão de carteira de estrangeiro, foram determinantes para esse ótimo desempenho no ranking.

Sobre esse ponto, a unidade administrativa de Roraima informou à Folha que registrou mais de 1,270 milhão de movimentações migratórias em Roraima desde 2016, além de quase 60 mil pedidos de refúgio e residência no estado no mesmo período.

As outras grandes áreas abrangidas no índice de avaliação, segundo esclareceu Ronki, são a segurança privada, no que tange o controle e vistorias das empresas do setor e vigilantes, o controle de armas, relacionado ao registro no território estadual, e a área de químicos, que trata de insumos possivelmente utilizados na produção de entorpecentes.

“Toda atividade, seja de polícia, judiciária ou administrativa, tem que ser aferida, porque é um retorno que a sociedade terá da qualidade do trabalho e da produtividade que o serviço público presta e a Polícia Federal se enquadra nisso, pois essa é a obrigação que temos perante o público. O cidadão roraimense que vem aqui fazer seu agendamento tem que ser bem tratado, ter um atendimento eficiente e rápido, não pode ter uma demanda reprimida, enfim. É sempre bom ter esse retorno”, frisou o delegado.

Ronki também apontou que outro ponto levado em consideração é o número de servidores lotados na Polícia Federal e se é suficiente, citando o Posto de Triagem de Imigrantes, em que foram necessárias novas contratações e investimentos no parque tecnológico. Ele destacou que a maioria dos servidores administrativos lotados é de Roraima ou residem aqui.

“O mérito desse trabalho é dos roraimenses, que mostraram uma eficiência ímpar frente a toda unidade da federação. Utilizamos mão-de-obra local, sempre com treinamentos constantes e dando condições de trabalho. Então sempre buscamos alcançar um novo patamar, bater novas metas e aprimorar nosso serviço.

O delegado destacou alguns pontos em que ainda há poucas execuções, como o volume de passaportes, que possui pouca demanda comparada a outros estados, e o controle de tráfego aéreo. “Essas questões, sejam aquelas que tenham uma demanda forte ou naturalmente pequenas, são levadas em consideração no índice”, finalizou.